domingo, 29 de janeiro de 2012

NOSSO PATRIMONIO: DESGRAÇA ANUNCIADA

ALGUNS MESES ATRAS tive a oportunidade de visitar o palacete Vitor Maria da Silva, na praça conhecida como Ferro de engomar. Ja tinha estado ali quando era criança e me lembrava dos azulejos com paisagens várias.

Os azulejos de Boulanger, em quase todas as salas estavam intactos. Somente em um quarto, alias, alguns estavam caidos no chão, mas inteiros. Embaixo do piano de cauda, suntuoso, camisinhas espalhadas, assim como garrafas estavam rolando em todas as salas e quartos. A porta principal tinha um buraco, mal tapado com papelão...

Cheguei em casa chocada e preparei uma denuncia ao Ministerio Publico: "Pedimos que seja exigido dos poderes públicos a salvaguarda desse imóvel, pois, se está em processo de tombamento, como dizem, o tratamento deveria ser idêntico a de um bem tombado, pelo menos no corpo da lei."
Pouco tempo depois recebi uma nota do MP pedindo o endereço exato da casa. Respondi e não tive mais noticias.

Esta noite tive a seguinte noticia, em vez:

Angela Serra Sales
compartilhou o status de Marcus Aquino.

"Por favor, amigos , quem puder ajudar para impedir mais um desastre contra nosso patrimônio arquitetônico e cultural, ajude, mobilize. Amigos arquitetos do Fórum Landi, amigos do Ministério Público, vejam isso!
Como todos já sabem, o patrimônio histórico de nossa cidade de Belém, já está bastante sacrificado pelas péssimas administrações que se passaram sem lhe dar o devido valor, juntamente com o restante do estado do Pará.
Estava passando pela Rua Presidente Pernambuco (Bairro de Batista Campos), mas precisamente na esquina da Rua Arcipreste Manoel Teodoro, onde se localiza um dos mais lindos palacetes de nossa capital, e de lá se ouvia em plena 20hs, batidos fortes de martelo que incomodaram a mim, como a outros vizinhos, que como eu fui ali para ver o que acontecia e me deparei com uma cena de uma senhora moradora vizinha colocando, sozinha, dois rapazes munidos, um com um martelo novo e outro com mochila, e como começou a reunir pessoas, os mesmos ficaram com medo e começaram a dizer que tinham autorização da empresa proprietária do imóvel e um deles se identificou como falcão e que ali estavam a mando da tal empresa, porém foram advertidos que não poderiam realizar qualquer obra ali sem autorização dos órgãos competentes, porém, o que deu para concluir era que não se tratava de reforma ou qualquer trabalho de manutenção mas sim de saque de peças com valor histórico que ainda restam naquele palacete para venda ou coleção. Fico com receio pois amo o patrimônio histórico de Belém e desde criança tento aprender um pouco sobre alguma coisa relacionada a questão. Por favor, podemos fazer algo por aquele pedaço dos áureos tempos, seu painéis, sua e nossa história. Belém, 28/01/2012 21hs. "

Vejam as fotos: https://twitter.com/#!/michelpinho/status/163455975905435649/photo/1

https://twitter.com/#!/michelpinho/status/163453703821606912/photo/1

Estou frustrada, indignada, porque de nada serviu meu pedido de socorro.

Dulce Rosa de Bacelar Rocque - Presidente CiVViva

Nenhum comentário: