sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Cariocas Protestaram Contra IPTU... e nós?

Cariocas Fazem Protesto Contra IPTU no Leblon

(22/1/2008)


Cerca de 30 associações de moradores do Rio se reuniram neste domingo (20) em um dos endereços mais caros da cidade: a praia do Leblon, na Zona Sul. Lá, foi montada uma tenda para recolher assinaturas para aderir ao manifesto que pede que os impostos pagos sejam revertidos, de fato, em benefícios para o cidadão.

"É um movimento de pura cidadania. Não somos candidatos a nada e não tem dinheiro em jogo. Nossa cidade está depredada. O Rio de Janeiro está em decomposição", reclamou Augusto Boisson, um dos coordenadores do movimento Rio Cidade Legal e presidente da Associação de Proprietários de Prédios do Leblon.

Para pressionar a prefeitura, eles sugerem o boicote ao IPTU, que já começou a ser cobrado a quem vive no Rio.

"O movimento começou com moradores da Fonte da Saudade, que resolveram pedir o depósito do valor do IPTU em juízo, exigindo a contenção da favelização no bairro. Mas transformamos isso numa manifestação maior, porque o problema é em toda a cidade", explica Boisson.

Cerca de 900 moradores participaram da manifestação contra o aumento do IPTU e a desordem urbana no município. Enquanto a maior parte do grupo fez uma passeata pela orla, alguns manifestantes recolhem assinaturas para um abaixo-assinado que será enviado ao Ministério Público. Os moradores pedem que seja apurado o destino dos recursos do IPTU dado pela Prefeitura, uma vez que, segundo eles, a cidade vive um quadro de abandono.

Os manifestantes deixaram o ponto de concentração, na esquinas das avenidas Bartolomeu Mitre e Delfim Moreira, por volta das 11h, e seguiram em passeata até Ipanema. Pelo caminho, o grupo recebeu o apoio de banhistas, que aplaudiam o movimento e protestavam contra o prefeito Cesar Maia. Desde que 14 associações de moradores de 11 bairros do Rio iniciaram uma campanha para só pagar o IPTU depois das eleições, o aumento do tributo tem sido criticado pelos cariocas.

No sábado, após pouco mais de um mês do início da queda-de-braço entre cariocas e autoridades municipais com relação ao pagamento do IPTU, Cesar Maia anunciou que vai voltar atrás na decisão de aumentar o valor do imposto de imóveis anteriormente cadastrados como Unidades Autônomas Populares (UAPs), que em alguns casos provocou reajuste de mais de 300% . Mesmo assim os moradores do Rio resolveram manter a manifestação deste domingo.

Perguntado sobre a razão da mudança e se ela não acarretará uma perda de receita (a previsão era de que o município tivesse um acréscimo de R$ 20 milhões na arrecadação), Cesar respondeu:
- Nunca visamos receita, mas apenas corrigir uma distorção. No entanto, simultaneamente ao decreto (de reclassificação das UAPs), os contribuintes deveriam ter recebido uma notificação da prefeitura informando e esclarecendo a questão, o que não foi feito. Lembro que nem todos os que tiveram seu IPTU alterado pela correção dos critérios tiveram o imposto aumentado. Erros se corrigem. Foi o que ocorreu.

A manifestação terminou por volta das 12h30, na orla do Leblon, e contou com a presença de parlamentares, artistas, e 30 representantes de associações de moradores, com faixas e cartazes, aderiram ao protesto contra o abandono da cidade e a favelização.

....................

O que dizer da Cidade Velha, que é até tombada???? Será que todos aqui estão de acordo com o aumento do IPTU e do ordenado do Prefeito?

Um comentário:

Márcia Medeiros disse...

Além do IPTU existe o imposto de Marinha, cobrado pela esfera Federal, que é um absurdo por sinal. Haja dinheiro!