quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CONTRA OS HORIZONTES CURTOS

 

... ou seja, o daquelas pessoas que não conseguem ver nada além do próprio umbigo...e ainda se metem a gritar besteiras...

Para que entendam um pouco vamos esclarecer alguns pequenos fatos que estão se repetindo estes dias:

- a COP30 não é sobre Belém nem somente sobre a Amazonia. Ela nasce para tentar salvar o planeta Terra da destruição. A luta é pelo clima que está mudando, a causa do uso, por exemplo, de algumas fontes de energia:  planejar o fim dos combustíveis fosseis é uma das suas urgências;

- A Amazonia, não é  somente brasileira, mesmo se a maior parte dela está aqui, mas  se extende pelas 3 ex Guianas, Venezuela, Perú, Bolívia, Colmbia, Equador, Suriname ...e somando seus habitantes chegam quase a 50milhões. Rir da afirmação da Janja a respeito é declarar a própria ignorância;

- nós conhecemos a Castanha do Pará, mas ela se encontra  nessa Amazonia que  vocês desconhecem, pois nem sabem que não somos nós os maiores exportadores dela. A Bolivia tem esse primato... Por isso a chamam de Castanha do Brasil no momento da exportação...

- e nem vamos  falar do '"phisales" o  nosso camapú, já desconhecido pelas duas ultimas gerações, mas que no Perú são açucarados e com bom conteudo de vitaminas A, C, ferro e fósforo. Suas inumeras propriedades medicinais são ignoradas por aqui. Além de termos perdido a borracha, vimos o cacau ir parar na Bahia por ao menos 60 anos... E assim vamos perdendo nossos possiveis primatos. Só falta perder o Açaí, também.

- na Amazonia so temos girafas de importação, mas ao defender a fauna mundial, como fazem os amigos da Bicharada de Juaba de Cametá, é necessário colocar todos os animais que ainda restam, aqui no Brasil e nos outros países também. Aos cametaenses todo o nosso respeito.

- As COPs nasceram para defender os  interesses “saudáveis”, até dos índios, que também são gente e continuam vivendo a margem da sociedade, como se não tivessem direitos. É necessária uma maior proteção dos territórios tradicionais além do reconhecimento da sua  participação concreta nas decisões. Eu admiro a coragem e audácia desses nossos irmãos. A eles todo o meu apoio.

Gente distraída e superficial... abram os olhos  e evitem repetir ignorâncias, como qualquer desavisado. Temos a oportunidade, estes dias, de confrontar nossa realidade com a de outros países, principalmente os mais pobres. Não estamos sós. Vamos dar as mãos e fazer uma luta única contra o aquecimento global. Notamos que ainda é preciso muita ação, implementação e controle para obtermos resultados.

Precisamos nos unir para monitorar o cumprimento de acordos e definir metas mais ambiciosas. O objetivo hoje é avançar nas negociações climáticas... É necessário, por exemplo,  incluir a saúde na agenda ambiental e, principalmente planejar, concretamente, o fim dos combustíveis fosseis. Não so Trump tem direito a criar... sanções.

Aguardamos o cronograma que define o abandono por todos os países, do uso de combustíveis fosseis, com metas, datas e orçamento compativeis.

São essas definições que esperamos da nossa COP DAS VERDADES  e o negacionismo  e outras picuinhas,  fruto de muita ignorância,  de nada ajudam nesse sentido.



Nenhum comentário: