terça-feira, 1 de janeiro de 2019

2019 chegou



O Ano Velho nos deixou levando consigo uma das pessoas que “fez” a Cidade Velha aparecer no cenário cultural paraense, através de seu Bar na Praça do Carmo. Falo de Salomão Casseb o dono do  “Nosso Recanto”.

O silencio da praça foi substituído por boa musica, quando ele decidiu dividir com seus clientes o som dos seus ‘vinis” de MPB. Os fins de semana na Cidade Velha começaram a mudar quando , em frente a seu Bar, ele começou a colocar  mesas na praça. Dois eram os motivos que levavam os clientes a fazer publicidade do local: os quitutes da D. Ione, onde sobressaia o seu ‘camarão empanado’, e a musica boa que podiamos ouvir, conversando sem sermos atrapalhados por uma possível ‘poluição sonora’.

A partir de 2006, esse costume se consolidou e toda sexta-feira aquela área da praça se enchia de pessoas que iam pegar vento e conversar ouvindo nossas melhores musicas que S.Salomão disponibilizava e comendo o que D. Ione oferecia. Ao fechar as três horas da manhã, lavava e limpava a área usada, sem deixar vestígios de algum tipo.

Apareceram outros locais no entorno e o movimento começou a dar problemas para quem morava naquela área. A falta de estacionamento provocada pela presença de clientes automunidos que estacionavam de qualquer jeito, incluindo sobre as calçadas de liós, começou a ser questionada.

Pouco a pouco, a poluição sonora também começou a disturbar a vida de quem por ali morava, e nos controles feitos, o bar do S. Salomão também acabava caindo na ‘malha’ desses leões que usavam ‘metros’ de vários tipos.


A violência começou a aumentar e muitos clientes começaram a abandonar o local. Outros bares chegaram na praça e a balburdia, para os moradores, ficou insuportavel. Abusos de todos os tipos passaram a ser cometidos ao ponto dos moradores terem que mudar seus costumes nos fins de semana. A ‘droga’ veio aumentar os problemas, vistosamente.

Os controles aumentavam e o bar do S. Salomão não era ignorado. Por um período lhe impediram de tocar musica, depois proibiram de colocar mesas na praça, mesmo se o Código de Postura  falava somente que  ’calçadas, são para pedestres’.

A sua doença piorou e D. Ione sempre mais só na condução daquela atividade. Um dos filhos começou a ajudar mas, impotentes, viam a praça se transformar em estacionamento nos fins de semana. Os clientes respiravam o ar poluído, produzido agora também pelos carros que, abusivamente e descaradamente, subiam na praça, estacionando os veículos ao redor das mesas do bar.


A isso devemos acrescentar a chegada dos 'moradores de rua', na Praça, do lado oposto do Bar, o que, certo, não ajudava a melhorar a situação geral da Praça. Os tambores começaram a ser utilizados, aumentando a poluição sonora. Enfim uma decadência generalizada se apossou da área. So quem mora na praça sabe do que acontecia.

Em tempos de corrupção o S. Salomão remava contra maré, e esse seu bom costume não lhe ajudou.

Um outro morador famoso da Praça do Carmo também nos deixou. O S. Elias,  jogador de futebol do Clube do Remo dos anos 70.

A Praça do Carmo entra o ano,  realmente de luto. Que 2019 prossiga com melhores resultados.


Nenhum comentário: