sábado, 12 de janeiro de 2019

PARABÉNS CIVVIVA


Não somente Belém e a Cidade Velha fazem aniversario hoje, a CIVVIVA também.
Estamos festejando doze anos de lutas e também de alguns êxitos e satisfações.




















No finzinho de 2006, “Moradores, comerciantes estabelecidos e amigos do bairro, todos de acordo com a necessidade de defender os interesses do bairro mais antigo da cidade de Belém, uniram-se para fundaram a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva). A intenção era defender o patrimonio histórico e buscar melhorias para a comunidade. “


Essa decisão representou um desafio para aqueles que aceitaram o abaixo assinado que convidava todos, moradores ou não, a participar da construção de uma Associação.
“Durante anos, o desleixo dos administradores levou o bairro a essa situação. O Código de Postura do Município é algo inexistente porque não é aplicado. Se continuássemos a enumerar os problemas, todos os órgãos da Prefeitura seriam chamados em causa: buracos no asfalto, bueiros abertos, ruas com três sentidos de direção( Joaquim Távora), os absurdos bloketes da Tamandaré, praças usadas, também, como campo de futebol,e as calçadas como estacionamento,  excesso de ônibus na Dr. Assis, e por aí vai.”
























Como Prefeito tínhamos o Sr. Duciomar Costa, ao qual enviamos comunicação a respeito da fundação da Associação:
A CiVViva representa um desafio para seus associados pois também tem como propósito contribuir com a Alta Administração Pública Municipal identificando problemas, sugerindo soluções e apresentando novas idéias que possam ser implementadas com vistas a melhoria do bairro e da cidade....”



Governava o Estado a Senhora Ana Julia Carepa e a ela comunicamos, também, a nossa decisão: “Achamos que a união das pessoas é fundamental para o resgate da cidadania, viabilizando assim o convívio civilizado e uma vida mais prazerosa. Esta portanto foi a forma que encontramos de presentear o bairro cujas origens coincidem com a fundação da cidade em janeiro de 1616, numa tentativa de preservar suas qualidades e características históricas.”

Ambos responderam parabenizando a nossa iniciativa e disponibilizando-se a colaboração, porém....
























Como falar de segurança, trânsito e preservação do patrimônio quando vemos que continuam a fornecer licenças para localização (Alvará) de empresas sem os requisitos previstos pelas leis e que nem sempre se enquadram no perfil da Cidade Velha.
Somos todos de acordo que quanto mais se ignora o desrespeito das leis da convivência, mais nos tornamos coniventes com situações irregulares que depois tornam-se hábitos, costumes, difíceis de serem modificados...”



Em data 03/03/07 enviamos a alguns vereadores uma mail com a noticia da fundação da Civviva:
zecapirão@yahoo.com.br (PP)
marinor@prodepa.gov.br (PSOL)
oreis@prodepa.gov.br (PV)
rcastro@prodepa.gov.br (PTB)
“Em novembro de 2006, moradores, empresários estabelecidos e amigos do bairro, irmanados pelo consenso da necessidade de conter e reverter o processo de deterioração da Cidade Velha, uniram-se e decidiram fundar a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva). Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, apartidaria, tendo como propósito buscar melhorias para o bairro e bem-estar da comunidade....”


Começamos, pouco a pouco, a nos inteirar de todos os problemas que se escondiam pelos cantos da Cidade Velha. A procura dos órgãos públicos aumentou. Denuncias e reclamações foram nos aproximando da administração pública, nem sempre com algum resultado.











Mudaram os governantes e o ‘carnaval’ foi o primeiro passo negativo que tivemos que enfrentar com a nova administração. A poluição sonora chegou com dois pés e fincou raízes. Os blocos de mascarados, com bandinhas, desapareceram, substituídos com trios elétricos e abadás. A Cidade Velha parecia a orla de Salvador.









Outras investidas que ignoravam o tombamento da área, foram acoitadas. A preocupação não era a defesa do patrimônio histórico, mas ajudar amigos a ganhar dinheiro na área tombada. O ‘divertimentificio’ tomou conta de ruas e calçadas, ignorando todas as normas de convivência civil...e nós a correr atrás do respeito das normas em vigor, AUMENTANDOO NUMERO DE INIMIGOS, SEJA DA CIVILIDADE, EM GERAL, QUE DA CIDADE VELHA, EM PARTICULAR.



Praças e calçadas mudaram de uso. O estacionamento abusivo tomou vultos inacreditáveis. Os clientes dos locais noturnos que apareceram na área tombada eram incentivados a estacionar em qualquer lugar: o importante é que fosse perto do local onde iam se divertir.

Alguns exemplos de sucesso, em companhia de poucos outros lutadores, podemos elencar: o impedimento da construção do shopping do Bechara Mattar, que nem estacionamento previa para seus clientes além de superar o gabarito previsto para a área;  o estreitamento e fechamento da travessa Felix Rocque; a retirada de parte dos 'olhões da Celpa, ainda em ato  juntamente com a questão daquela construção absurda que apareceu em poucos meses na entrada do Portal da Amazonia, na Orla da Cidade Velha.



Esses doze anos que passaram não diminuíram nossa verve, TANTO QUE OS INCIVIS CHEGARAM AO PONTO DE TENTAREM  NOS INTIMIDAR COM AÇÕES DESAGRADÁVEIS. O respeito das leis, que perseguimos, não está entre os interesses dessas pessoas. Continuamos pensando, PORÉM,  em poder contribuir para melhorar o bairro e a vida de todos... apesar dos pesares.

FELIZ ANIVERSARIO E BOA SORTE, CIVVIVA.

A LUTA CONTINUA.

JUNTEM-SE A NÓS. VENHAM LUTAR CONOSCO.

PS: fotos de alguns dos vinte banners da Campanha que a Civviva fez em defesa da Cidade Velha. Foram colocados nas janelas e portas de quem se importava com o problema da defesa do nosso patrimônio.

Nenhum comentário: