segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CARTA PARA OS VEREADORES

Enviada via email dia 03/03/07 a:
zecapirão@yahoo.com.br (PP)
marinor@prodepa.gov.br (PSOL)
oreis@prodepa.gov.br (PV)
rcastro@prodepa.gov.br (PTB)

Exmo. Sr.
Vereador


Em novembro de 2006, moradores, empresários estabelecidos e amigos do bairro, irmanados pelo consenso da necessidade de conter e reverter o processo de deterioração da Cidade Velha, uniram-se e decidiram fundar a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva). Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, apartidaria, tendo como propósito buscar melhorias para o bairro e bem-estar da comunidade.

Achamos que a união das pessoas é fundamental para o resgate da cidadania, viabilizando assim o convívio civilizado e uma vida mais prazerosa. Esta portanto foi a forma que encontramos de presentear o bairro cujas origens coincidem com a fundação da cidade em janeiro de 1616, numa tentativa de preservar suas qualidades e características históricas.

A CiVViva representa um desafio para seus associados pois também tem como propósito contribuir com a Alta Administração Pública Municipal identificando problemas, sugerindo soluções e apresentando novas idéias que possam ser implementadas com vistas a melhoria do bairro e da cidade.

Durante várias legislaturas o descaso dos administradores levou o bairro ao atual estado de deterioração e desordem. Se, neste momento, enumerássemos os problemas identificados e catalogados pela Associação Cidade Velha-Cidade Viva, todos os órgãos da Prefeitura seriam lembrados. A começar pela falta de segurança pública e os conseqüentes assaltos; buracos nos leitos das principais ruas; ruas com três sentidos de direção; bueiros abertos e/ou entupidos; os inúteis bloketes na Tamandaré; praças sendo usadas como oficinas mecânicas a céu aberto e/ou como campos de futebol; excesso de ônibus que sobrecarregam o tráfego da Dr. Assis deteriorando a rua em todo o seu trajeto, e por aí vai.

Somos todos de acordo que quanto mais se ignora o desrespeito das leis da convivência urbana, mais nos tornamos coniventes com as situações irregulares que, com o tempo, tornam-se hábitos e costumes, difíceis de serem combatidos e modificados. Por tudo isso, Senhor Vereador, decidimos fundar a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva), para representar a comunidade do bairro, não apenas na reivindicação dos seus direitos de cidadãos mas também contribuir com a Administração Pública no sentido de defender esse Bairro, qual patrimônio histórico da Cidade de Belém.

A revitalização da Cidade Velha, com a melhora da qualidade de vida de seus moradores e freqüentadores, são metas a serem perseguidas pela Associação. Para que isto seja alcançado contamos com o apoio da Administração Municipal nas suas várias funções, para, em conjunto com a CiVViva, solucionarmos os problemas identificados. Em tal senso, enviamos ao Sr. Prefeito, uma relação dos principais problemas do bairro, discutidos durante as reuniões que antecederam sua Fundação. Esperamos resolver muitos deles durante o seu mandato.

Nós amamos a Cidade Velha, como amamos Belém.

Respeitosamente
Dulce Rosa de Bacelar Rocque (Presidente)

Nenhum comentário: