sexta-feira, 22 de novembro de 2019

É possível reduzir o ruído de tráfego em Belém?



Quem dera que aparecesse algum iluminado e... começasse pela área tombada.

Nós temos um relatorio sobre os 'ruidos' carnavalescos de  2019 na Cidade Velha... Com outros estudos poderiam  ser instrumentos de um Plano de Classificação Acústica do território municipal  e, depois, o Plano Diretor e um Plano Urbano do Transito deveriam adequar-se  a ele.

Sonho ou ilusão, é algo que ja fazem em outros paises. É somente uma questão de vontade politica.

É possível reduzir o ruído de tráfego em Belém?
Antonio Carlos Lobo Soares*

O aumento dos sons indesejados (ruído) caracteriza o ambiente urbano pós industrialização. A revolução industrial iniciada na Inglaterra, primeiro país a mecanizar-se no século XIX, introduziu novos sons domésticos e industriais, que impactaram a saúde dos trabalhadores e os ambientes onde predominavam sons humanos e naturais.

Onde temos máquinas e equipamentos em atividade há ruído, estejamos em espaços edificados (liquidificador, ventilador, refrigerador etc.), públicos (automóveis, motos, ônibus, caminhões etc.) ou em obra de construção civil (betoneiras, serras etc.).

O ruído de tráfego rodoviário (motor, escapamento, buzina e atrito dos pneus com o solo), universalmente avaliado como desagradável, é o maior contribuinte para a poluição ambiental das cidades, somado ao ruído de aeronaves, trens, navios e barcos.

Reduzir o ruído de tráfego só é possível com desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Ou seja, é necessário investir em ciência e tecnologia para aperfeiçoar os motores dos veículos em geral e mexer com o comportamento humano, através de ações, educativas e legais, que estimulem a conscientização dos cidadãos.

Portugal iniciou neste ano um abrangente levantamento acústico de sua rede ferroviária, visando identificar problemas de ruído, como o gerado pelo atrito do “comboio” (trem) com o trilho. Este levantamento se deve a Diretiva 2002/49 da União Europeia, que passou a exigir que toda cidade, com mais de 100 mil habitantes, elabore seu Mapa de Ruído e, se necessário, um Plano de Redução de Ruído.

Belém destaca-se, entre os 5.570 municípios brasileiros, como um dos poucos que possui Mapa de Ruído, graças ao pioneirismo das arquitetas Elcione Moraes e Neyla Lara, em 2004. Este Mapa, no entanto, não foi apropriado como ferramenta de planejamento urbano. Ou seja, reduzir o ruído em Belém ainda não é um desejo social ou Política Pública digna de ser legalizada, implementada e apoiada!

Imagine como será o ambiente sonoro de Belém quando tivermos uma matriz de transporte eficiente, com veículos movidos a eletricidade ou energia solar, circulando com pneus e pavimentos silenciosos! Vamos perceber melhor os sons dos pássaros, do vento nas árvores, da água em movimento e das crianças a brincar!

Quando isso acontecer, estarei num banco de praça com meus netos, contando estórias do tempo em que Belém tinha um dos ambientes mais ruidosos do Brasil!
Ou será com os meus bisnetos?


* Arquiteto PhD, Museólogo e Artista Plástico,
Tecnologista Sênior do Museu Goeldi.

Nenhum comentário: