quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mercado Bolonha perde a beleza das pedras de lioz

Relativamente a noticia publicada neste blog, o jornal O Liberal publicou a nota abaixo

REFORMA

Obra está retirando as pedras portuguesas, Prefeitura diz que vão para outro local.

Os trabalhadores do entorno do Mercado Bolonha, no Ver-o-Peso, reclamam da retirada das pedras de lioz, conhecidas como portuguesas, que formavam a calçada do local. As pedras são consideradas patrimônio cultural e, assim como prédios e outras construções, protegidas pela lei municipal de número 7.709/1994. No entanto, como parte da reforma do mercado, elas foram substituídas por pedras do tipo cariri, consideradas de qualidade inferior, e o material retirado foi acumulado nas calçadas, o que dificulta o trânsito de pedestres.

O comerciante Raimundo Veloso, 80 anos, é proprietário de uma casa comercial instalada no Mercado. No entanto, em função da reforma no local, que já dura quatro anos, seu estabelecimento passou a ser localizado na via lateral. Há 40 anos trabalhando na área, o comerciante explica que as pedras portuguesas começaram a ser retiradas aproximadamente há duas semanas. O motivo seria o fato da calçada se tornar escorregadia durante as chuvas, causando inúmeros acidentes com pedestres. "O piso de fato ficava liso, mas não concordo com a retirada. As pedras portuguesas já existiam muito antes de eu vir trabalhar aqui e fazem parte do nosso patrimônio cultural, da nossa história", defende.

Raimundo diz que as rochas foram substituídas por outras do tipo cariri, com qualidade inferior. "Trocaram as portuguesas, que durariam pela vida inteira, por essas que nem terminaram de ser colocadas, e já estão saindo ou se quebrando". As pedras retiradas estariam sendo levadas por caminhões da empresa ou sendo acumuladas na calçada e nas ruas próximas ao local. "Ninguém sabe para onde estas pedras, que devem ter alto valor comercial estão indo. As outras ficam aqui acumuladas, causando acidentes com os pedestres que precisam passar por aqui. E, ninguém diz um prazo para que a obra da calçada e do Mercado realmente seja concluída", reclama.

O arquiteto Akel Fares Filho, do Programa Monumenta, do governo federal, que está sendo executado pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), explicou por telefone que a retirada das pedras de lioz foi feita "porque estavam muito quebradas". No entanto, ele garante que elas serão recolocadas na calçada de acesso ao Mercado, pela rua 15 de Novembro, e nas marcações das entradas pela avenida Boulevard Castilhos França e pelas vias laterais. "Se tivéssemos lioz para toda a calçada, nós colocaríamos. Mas não é possível, em função do estado em que as pedras se encontravam", destaca o arquiteto. A previsão da conclusão da obra no calçamento é de 15 dias, e as pedras que sobrarem, deverão ser encaminhadas para a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), que conta com um depósito para recolher os materiais.

6 comentários:

Jana & Arquitetura disse...

A quem possa responder ao meu pedido:

Meu nome é Janaína Monteiro. Sou arquiteta-urbanista e estou fazendo uma pesquisa na área da cidade velha e gostaria de entrar em contato com vocês para poder conhecer um pouco mais o seu trabalho e também requisitar algumas informações.
Estou no Brasil somente até o final do mês, correndo para colher algumas info antes de minha partida. queria visitar a sede de vocês. meu telefone é 91 8226-6262 e meu email é janaina@bellsouth.net
agradeço edsde já a sua ajuda.

Aramaico disse...

Visitei o bairro da cidade velha, no centro histórico, e achei um absurdo um show à beira do Rio Amazonas com centenas de pessoas descartando copos plásticos e garrafas no Rio e na Praça.
Não houve quaisquer preocupações dos organizadores do evento para o aspecto da sustentabilidade e educação ambiental.

Aramaico disse...

Retirada das pedras é um absurdo feito segundo o texto pelo próprio poder executivo municipal que deve cumprir as normas exaradas pela Câmara dos Vereadores,
As próximas eleições são em 2012 e é preciso um rigor maior na eleição dos edis

Aramaico disse...

Vejam algumas fotos registradas durante minha estada nesta aprazível cidade, mas degradada pela omissão do poder executivo local.

http://s452.photobucket.com/albums/qq243/joseserrao/BELEM-WASTE-Jul-11/

Aramaico disse...

Círio em Salvador Bahia http://paroquiadenazare.blogspot.com/2011/08/noticia-do-cirio-em-salvador.html

Aramaico disse...

http://paroquiadenazare.blogspot.com/2011/08/noticia-do-cirio-em-salvador.html