segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

ATÈ...

 Dezesseis anos atras, tentamos realizar um sonho: aquele de salvaguardar o nosso patrimônio histórico,  cercando de fazê-lo através das leis em vigor... Criamos a CIVVIVA pensando que os artigos das normas que falam da colaboração da cidadania fosse algo a ser respeitado...

https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2007/10/carta-aberta-da-cidade-velha-cidade.html

Achavamos que respeitando as leis democraticas abririamos espaços para algo totalmente ignorado... proprio as leis. So para dar uma ideia da validade e seriedade de nossas leis: é de 1941 o Decreto Lei n°3.688 onde falam do que fazer contra  "gritaria e algazarra" e do  que fazer quando perturbam  " alguém, o trabalho ou o sossego alheios"... e quantos anos se passaram? Essa norma atravessou a ditadura e chegou até nós, do mesmo jeito...totalmente ignorada.

Belém cresceu e se transformou numa das cidade mas desrespeitosas e barulhentas do Brasil apesar dessas normas. O Governador Magallhães Barata usava repetir: lei é potoca" e o povo paraense se conformou com isso, aceitando e adotando, praticamente e passivamente, tal comportamento.

De nada adiantou, sucessivamente,  o Código de Postura, nos seus artigos: 63,79; 80, 81, sugerir providencias contra a poluição sonora... Continuaram ignorando as normas..., não somente a população, mas os orgãos públicos também... e ha anos estamos em democracia...

Como ensinar as crianças, se crescem em meio a tantos ruídos... se veem seus pais darem maus exemplos;  se participam de folguedos e eventos rumorosos desde o nascimento?

Hoje vemos a destruição do patrimônio histórico público e privado, a causa da trepidação provocada por festas que ignoram os decibeis previstos a nivel nacional... regularmente autorizado por orgãos públicos que desconsideram as leis, e também ignorados por instituições de ensino tradicionais.

Cadê os orgãos de controle dessa realidade? Estamos falando "em geral", não somente da poluição sonora... Cadê as audiências públicas para discutir propostas, que se transformam em projetos, sem nenhum debate com os cidadãos, publicamente, e não somente  através de orgãos partidários. Cadê a "transparencia" ? e a improbidade administrativa, quem cuida?

Como pretender que um povo seja civil se o exemplo é ignorar as leis? De que adianta insistir, se quem comanda não aplica as leis...??? e assim sendo, não respeita os direitos dos cidadãos... em todos os cantos e curvas da cidade.

Por anos demos murros em ponta de faca, até que aprendemos a lição: a democracia não é o nosso forte. EM BELÉM,  LEI É POTOCA, sim,  independentemente do partido no governo e do nivel de cultura/instrução de cada  "cidadão"... os "umbigos" são enormes... e assim cresce a Amigocracia, apenas.

BOA SORTE EM 2024...  é tempo de eleição: se cuidem e depois não reclamem. 

Quem me avisa, meu amigo é... e levamos um tempão avisando do que e como, se podia fazer bem as coisas,  direitinho,  durante uma democracia...


PS> esta nota conclui esta aqui: https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2023/12/quem-autorizou-isso.html



Um comentário:

Anônimo disse...

E la nave vá!!!!