segunda-feira, 19 de agosto de 2019

PASSEANDO PELO "COMÉRCIO"


                  JA DIZIA OTTO LARA REZENDE:
 DE TANTO VER, A GENTE BANALIZA O OLHAR: VÊ,NÃO VENDO

...E eu fui olhar pra cima, quando entrei na João Alfredo, antiga rua do Comécio chic de Belém. Seus prédios, ecléticos, do tempo que tinha riqueza por aqui, estão lá...

Era melhor que não tivesse levantado os olhos, evitando de ver as calçadas e o meio fio completamente cheios de mercadorias made in China, porque o que vi foi isto...





.















Preferi virar a direita e não olhar mais para cima... esse festival de cores me transportava para as fotos da Africa do Sul que minha filha me manda . Impossivel pensar que isso era Belém do Pará...

Daí foram as calçadas que me chamaram atenção: eram um horror, mas não tive mais coragem de fotografar nada...

Viver nos shoppings dá nisso: não reconhecemos mais o que era nosso, porque mudaram a nossa memória e não tinha ninguem interessado em reclamar.

A nossa juventude que hoje trabalha nos orgãos publicos de defesa do patrimonio, cresceu vendo esses absurdos e pensam que sempre foi assim... Não defendem a 'memoria historica' da cidade, mas a que eles conheceram...

Tombaram uma área de Belem porque "Centro Historico" e deram uma mão de tinta ajudados pela Coral, tirando assim a razão de ter feito algo para salvaguardar nossa memória histórica.

                    ESSA É A MEMORIA DE QUEM?
===============================================

P.S=  Esta é a Africa do Sul.

Estas são na Siqueira Mendes - Cidade Velha. Area tombada.




Dr. Assis








                                                                                   Esta é na Joaquim Tavora          

Um comentário:

Antonio Carlos Lobo Soares disse...

Bom dia Dulce,
Estou totalmente de acordo com a tua indignação diante desta preservação enviesada do nosso patrimônio histórico na Cidade Velha.
Abraços,
Antonio C L Soares