quarta-feira, 7 de agosto de 2019

O CAOS DE DOMINGO...


LEVAMOS TRES DIAS PARA ENTENDER O  QUE ACONTECEU NA ÁREA TOMBADA DA CIDADE VELHA.

Tudo começou nas ruas Gurupá e Cametá. O povo tinha vindo de outros bairros e ocupavam as ruas fazendo barulho, inclusive com tambores.
Os moradores começaram a reclamar e postar fotos em alguns zapps, inclusive aqueles onde a PM é presente.


Na Praça do Carmo, um picnic familia acontecia em frente ao Colegio do Carmo, até que a chuva chegou e eles foram para o bar.

Enquanto isso o caos aumentava nas ruas Gurupá e Cametá e começa a chegar a Policia. Nos zappps se lia " Evitem a Gurupá com a Cametá quem estiver de carro"... "Rotam e PM chegaram pra intimidar inclusive com metralhadoras. "... "Mais de 20 policiais aqui hj, quatro viasturas, que inclusive fecharam as ruas..."  Parecia uma guerra.



Na praça do Carmo estava tudo normal e o domingo corria tranquilo.

As 19,30, porém, começa a chegar gente na Praça  do Carmo e logo começam uma batucada na escadaria.  Como os decibeis superavam o que as normas determinam nós, as 20h, pedimos ajuda ao CIOP  (protocolo M 886743) e nos disseram que as viaturas estavam ocupadas com fatos mais graves. Ficamos aguardando providências.

















Mais gente chegou... e nada da PM aparecer, e o barulho em frente a uma igreja tombada aumentava.



Escrevemos para o Oficial do dia do 2° BPM e para o Comandante também, mas não obtivemos nenhuma resposta.

Até as 23,30h ninguem passou para tomar providências...No zap porém, chega esta nota "Uma cena inimaginável acaba de acontecer na cidade velha.  Nove carros da Rotam com polícias fortemente armados encerram de forma abrupta um batuque que faz parte da programação Circular. Segundo eles por solicitação dos moradores. Quando penso que já vi tudo...." mas na praça do Carmo ninguem tinha aparecido.


No dia seguinte, depois de ver o  lixo que ficou na praça (misturado com as folhas das mangueiras),  lemos que os batuqueiros admitiam... 'Como resistir é preciso viemos em cortejo para a Praça do Carmo." 

RESISTIR... bela resistencia feita desrespeitando não somente as leis em área tombada, mas os moradores também...e viamos os 'resistentes' irem urinar nas portas das casas e nos veiculos por ali estacionados. 

Lemos também a Nota de esclarecimento  da Circular onde admitia não ter controle do que acontece  fora do que eles programam...Por um motivo, ou por outro, quando acontecem  "seus objetivos principais" os moradores é que pagam o pato, tem sempre problemas.

Não podemos ignorar que "o estímulo a um ambiente artístico-cultural nos bairros do Centro Histórico de Belém como forma de valorização e reconhecimento de seus patrimônio material e imaterial .." quando não bem estruturados, estimula também outros fatos pouco agradeveis e não bem recebidos por muitos moradores. Além do mais, essas " diretrizes básicas a ocupação cidadã das ruas e espaços públicos,"...foi decidida ou discutida com os moradores? É uma imposiçao de quem? Visto que tal opção não está dando os resultados que esperavam,  porque insistir?  As reclamações so fazem aumentar.

Os exemplos que tivemos até agora deveriam ter deixados  motivos, até em quem dirige a Circular, para pensar no próximo de modo mais respeitoso. Seria muito mais util e menos problematico para eles e para os anciães que vivem na area  escolhida para ser modificada.

Aconselhamos, numa boa, caso insistam em querer mudar a vida na Cidade Velha, que mudem primeiro a direção de suas atividades  verso a educação patrimonial e sobre o " respeito a toda legislação e códigos de postura ..." que não vemos acontecer.  Depois, quem sabe, seria diferente o comportamento dos frequentadores desta área tombada. Quem defende o patrimonio, agradeceria.





3 comentários:

Anônimo disse...

O povo ocupou a rua que é por direito seu. E reclame com a PM mesmo. Pois foi ela que mandou o povo ocupar a praça que lá era o local melhor pra fazermos isso. E quanta petulância em falar dos outros sem olhar a si. FALA DE QUEM É DESCEDENTE DIRETO DOS SENHORES DO ENGENHO e ainda carrega até hoje o orgulho disso e o preconceito em si.

LABORATORIO DE DEMOCRACIA URBANA “Cidade Velha-Cidade Viva” disse...

Comodo acusar escondido como Anonimo.
Petulancia é a tua ignorancia ; é ignorar as leis.
Mas obrigada por ter denunciado a PM por desrespeitar as normas. Porisso nao tiveste coragem de assinar.
,,, e ainda és descaradamente Invejoso.

LABORATORIO DE DEMOCRACIA URBANA “Cidade Velha-Cidade Viva” disse...

Esse Anonimo conhece mais a vida dos outros que as leis que regem a nossa democracia.