sábado, 18 de maio de 2019

NOSSA SOLIDARIEDADE A PM



Alguns anos atrás, quando víamos ainda as bicicletas da POLICIA Militar rodarem pela Cidade Velha, incluindo a Pça do Carmo, jogaram no canal da Tamandaré dois PMs que estavam cuidando da nossa segurança.

 Ficamos  chocados ao saber desse fato. Nos colocamos no lugar deles e ficamos com nojo daquela lama no nosso corpo. Vontade de tomar banho e passar álcool da cabeça aos pés. Voltar a sentar naquelas bicicletas nos seria impossível... e descobrimos quanto ganhavam... Como voltar a enfrentar aquele trabalho por aquele soldo miserável que recebiam? Começamos a pensar o que levava alguém a escolher aquela vida, por um salário tão bauxo.  Mais nos perguntavamos mais apareciam motivos para escolher outra profissão.

Um belo dia descobrimos que, nas horas vagas, poderiam ter  outros empregos. A lei permitia isso? Parece que sim pois essas segundas ocupações começaram a crescer. Porteiros de locais noturnos; ‘donos’ de estacionamentos noturnos (perto dos locais noturnos); segurança de eventos; etc., etc.,etc.

A situação da segurança na Cidade Velha nos preocupava e essa possibilidade  não nos deixava tranquilos...e se estivessem cansados no horário de trabalho nas ruas??? Ja em 2008 um projeto de lei propunha a revisão da expressão "dedicação integral", no âmbito do serviço policial militar. A intenção era facultar aos  “agentes públicos o direito ao exercício de outras atividades remuneradas não superpostas a sua jornada de serviço policial militar.

Uma nova explicação foi proposta  relativamente a “dedicação integral”  a qual poderia passar a ser entendida como o “empenho exclusivo” somente “durante o turno de serviço para o qual o policial ou bombeiro está escalado e para o cumprimento de obrigações legais decorrentes de sua atuação.

O soldo de soldados e cabos continuava a ser uma miséria, logico então que procurassem outras ocupações e que alguns políticos se preocupassem a dar cobertura para isso, em vez de tentar aumentar o ‘soldo’ dos PMs, como na nossa ideia, seria mais justo.

Aumentou a procura de trabalho por parte dos policiais, fora da sua jornada de serviço. Essa foi uma possibilidade que poucas Prefeituras aproveitaram para  reforçar a segurança nos municípios utilizando os PMs e pagando hora extra com base na Indenização por Reforço ao Serviço Operacional (Irso)... e assim, eles  acabaram entrando no mercado de trabalho informal, ou quase... 

Não sabemos o que aconteceu,  o que não deu certo e começamos a ver assassinatos a torto e a direto de quem devia nos defender de quem delinque. E isso so aumentou, ultimamente, para desespero geral.

Todos os cidadãos que respeitam a Policia Militar e que acham úteis, necessárias e difíceis as suas competências sentem, além da impotência,  um pesar enorme por cada perda.

Toda nossa solidariedade a essa instituição e as Associações de Soldados, Cabos, Sargentos, sub-Tenentes...


Nenhum comentário: