terça-feira, 16 de outubro de 2018

CIRIO 2018


Este ano a Segup percebeu que o Círio de Nazaré registrou um milhão cento e sessenta mil pessoas em seu percurso e nas ruas adjacentes ao seu trajeto. Isso representa 290 mil metros quadrados de área ocupadas por fiéis no corredor da procissão e nas transversais.

 Já a trasladação, no sábado (13), superou o número de pessoas no Círio, registrando um milhão e trezentas mil pessoas no corredor da procissão e nas vias paralelas ao entorno do corredor principal.

Desse jeito, brevemente, o Cirio verdadeiro vai mudar de horário. O calor está, pouco a pouco, levando mais romeiros para a Transladação.


   AS FESTAS RELATIVAS AO CIRIO, COMEÇAM NA SEMANA ANTERIOR A ELE... principalmente na  CIDADE VELHA, de onde saiu a primeira procissão de velas em fins de 1700.




A quantidade de orgãos publicos importantes  leva muitos romeiros as peregrinações que a Santa faz pelo bairro....e pelo Veropeso. 

Depois, temos na noite da sexta feira, o Auto do Cirio que, com milhares de pessoas  saindo da Pça do Carmo, subiu aDr. Assis, parou na igreja da Sé para a exortação da Virgem; seguiu para o IHGPa para a coroação das Marias, parou no MEP para a oração da Paz e fez sua apoteose entre os dois palacios antigos da Praça D. Pedro II.

No dia seguinte, tivemos a Romaria Fluvial, a qual, ao terminar, dá inicio o Arrastão do Pavulagem até a Praça do Carmo.



E começa a moto-romaria.


Mais para la da Boulevard Castilhos França,  milhares de 'foliões/romeiros' acompanham o Pavulagem do Ver o peso até a Cidade Velha, e passam parte da tarde do sábado a dançar na Praça do Carmo...



E é a hora da chegada da Transladação na Praça da Sé e os preparativos finais para o Cirio.

As 07h da manhã o cortejo ja se encontrava na Doca do Veropeso com seu  milhão de romeiros... descalços.


e, depois de passar sob o tunel das mangueiras e pela avenida Nazaré, ela chega na Praça Santuario....


E todos vão para casa comer nossos pratos tradicionais,  de origem indigena: pato  no tucupi e maniçoba, com doce/torta de cupuaçu/bacuri como sobremesa.

Tudo deu certo.
  Merecem um especial agradecimento aqueles que cuidaram da nossa segurança. Eram mais de 8.000 pessoas, entre militares e civis, ocupados nesse trabalho.

Agradecemos também OS FOTOGRAFOS QUE NOS PERMITIRAM FAZER EStA COLETÂNEA; 

 CONSEGUIMOS INDIVIDUAR OSMARINO E FERNANDO. PARABÉNS PELO TRABALHO.


Nenhum comentário: