quarta-feira, 6 de junho de 2018

OBRAS EMERGENCIAIS NA PÇA DO CARMO



Nesta ultima segunda feira, 04 de junho,  a Pça do Carmo amanheceu cheia de operários. A informação que tivemos é que fariam   ações emergenciais, de manutenção e conservação do logradouro, e nós pensamos imediatamente na reunião que fizemos com a SEURB, anos atrás sobre as ações do PAC das Cidades Historicas.


Em tal ocasião foram propostas algumas modificações na praça, visto que:
1- O anfiteatro enchia quando chovia, assim a elevação do piso foi considerada como a ação mais oportuna...;
2- Usavam a área das ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Brancos para fins pouco higiênico, dai a proposta de fechamento dos mesmos e colocação de brinquedos e mesas de jogo...

Não tinha muito a discutir, praticamente deviamos tomar conhecimento, mesmo assim a  Civviva  solicitou a realização de Audiência Pública para apresentação e discussão dos projetos das praças que resultavam na relação de obras do PAC das Cidades Históricas, o que não aconteceu.

Esta Associação também sugeriu a instalação de placas turísticas com QRCode fazendo referência aos monumentos existente nas ditas Praças...

Como a Praça onde se encontra a obra prima de Landi, a igreja de S.João não estava no elenco das praças e serem “revitalizadas” com dinheiro do PAC, lembramos o uso, não so como estacionamento de carros de funcionários ou visitantes dos órgãos públicos ao seu redor, mas a existência de um ‘comelodromo’ que impede o uso por pedestres das calçadas de dita praça.

Por questões burocraticas, até hoje nada aconteceu em nenhuma das praças mas soubemos que:” Os projetos das Praças inseridas no PAC foram totalmente concluídos, aprovados pela Superintendência do IPHAN regional, pela CEF e tiradas todas as licenças. Contudo, estamos no aguardo da aprovação do IPHAN Nacional (em Brasília), para dar início ao processo licitatório para contratação de empresas para a realização das obra.”

Visto quanto supra descrito, ver esses operários nos causou maravilha, pois resulta que:
- colocarão grama nas praças;
- farão canteiros ao redor das mangueiras;
- pintarão bancos, colunas, muros, etc;
- controlarão a situação da parte elétrica..

Essas despesas nos pareciam pouco necessárias visto o que prevê o PAC, mas... pode também ser indicio que vai demorar ainda muito para chegar o dinheiro de Brasilia, assim sendo eis o resultado. 
.
Canteiro em frente ao Colegio do Carmo


Canteiro em frente a Igreja do Carmo


Colocação da grama

O banco vai ficar quebrado


Pintando as colunas do anfiteatro

Um dos bancos quebrado antes da pintura


Visão parcial da praça depois da pintura e colocação da grama.

Fica faltando muita coisa e resolver o problema da presença dos moradores de rua no canto da praça com a Joaquim Tavora é um deles. O canteiro enorme que estão fazendo la onde eles estacionam e cozinham (no pé da mangueira) mesmo se os ‘marronzinhos’ os alimentam, será que vai servir para educa-los a usar a área pública?

Canteiro  da Joaquim Tavora


Será que depois de pintado o anfiteatro, ainda vão permitir o jogo de bola e o uso da piscina? Porque o tubo/cano entupido vai continuar a impedir o escoamento da água da chuva...


Futebol no anfiteatro

Piscina no anfiteatro...

Outro problema grave que precisaria ser solucionado é a passagem de carretas com dezenas de pneus pela área tombada. Os que trazem cerveja e material de construção, causam danos enormes, seja quando ficam estacionados seja quando dobram as ruas. De fato em frente a Igreja do Carmo, é difícil que dobrem sem quebrar a calçada.

Frente ao Palácio Velho.

Dificuldade de manobra e o resultado...


...como ficou a calçada da praça.

A poluição sonora em área tombada é outro problema que ninguém consegue solucionar, mesmo com as leis existentes que poderiam ajudar e muito, se fossem aplicadas. Agora até as noivas, após o casamento soltam fogos de artificio para agradecer por terem arranjado marido, provocando vários danos não so a cristaleiras e estuques dos museus, mas também a pessoas anciãs e a animais domésticos. Imaginem agora durante as festas juninas em frente a igrejas tombadas...quantos foguetes vão soltar. 

É o caso de pensar, também, quem vai usar as mesas de jogo que vão colocar onde hoje estacionam os moradores de rua...tão próximas aos brinquedos.

Ficam esses lembretes, que, em alguns casos, a presença dos funcionários responsaveis pelo controle dos problemas acima citados, ja resolveria,  mas após esta ação de manutenção dos  logradouros da Cidade Velha, além de ter a sensação de limpeza, gostariamos de ter a presença da Guarda Municipal...como antigamente. 

Agora ficamos aguardando as ações do PAC.


Nenhum comentário: