segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

MAIS UM RESULTADO POSITIVO.

Sexta-feira, durante o lançamento oficial da campanha pelo registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, a CiVViva, fez a sua festa de confraternização. As “ativistas” da Associação (e os “ativistas” também) se apresentaram com suas iguarias e seus presentinhos. Foi uma noite agradável ao som dos Carimbós que grupos de Santarém Novo, Marapanim e Belém nos fizeram ouvir. O NATAL DE TODOS OS POVOS, organizado dela Fundação Curro Velho tinha começado.

Sábado de manhã, enquanto as oficinas de encadernação se preparavam no espaço do Fórum Landi, na Praça do Carmo o Papai Noel da CiVViva distribuía presentes para as crianças carentes do bairro. Três “artesãs” da Associação aproveitaram para mostrar seus trabalhos durante a Feira de Artesanato, onde também estavam presentes, comunidades indígenas.

Domingo pela manhã, sob um sol incandescente, seguimos a apresentação dos Grupos de percussão “Curimbó Mirim” do Colégio Santa Emilia e do Curro Velho. De parabéns pelo trabalho, ambas as Instituições. De noie, uma chuvinha insistente nos levou para o espaço do Fórum Landi onde, de Cametá, chegou o Bangüê Cinco de Ouro, um grupo musical quilombola e, de Quatipuru, apreciamos a Marujada.

A noite, sob um chuvisco passageiro, quem estava na Praça do Carmo teve o prazer de ouvir e se deliciar com o som da Açaí Jazz Band, uma verdadeira descoberta. Igarapé-Miri, a capital mundial do açaí, encerrava assim com sucesso, o Natal de Todos os Povos.

Nos três dias do evento, entre apresentações circenses, interferências cênicas, roda de capoeira, dança de salão, etc. tivemos também oportunidade de ouvir os Cantos dos Guarani e descobrir que esse povo continua migrando. A “dança de rua” que os rapazes da Vila da Barca apresentaram, assim como o “rap” dos meninos do Jurunas, não somente foram um sucesso, mas uma descoberta para muitos dos presentes.

Durante o evento foram muitas as expressões de um trabalho que merece aplausos.
A parceria do Curro Velho com a CiVViva vai continuar. Aguardem!

Nenhum comentário: