domingo, 20 de outubro de 2019

Como vai a poluição?


Falamos da poluição na Cidade Velha...área tombada.

Ha tempo escrevemos ao Cabido dos Conegos e  sugerimos maior atenção ao patrimonio que eles devem cuidar, para a igreja catolica. Pensavamos que eles bateriam um papo com os ceremonialistas, organizadores dos casamentos que, na saida dos noivos, 'soltam foguetes em profusão' provocando trepidação não somente nos prédios deles, mas nos outros, do entorno, também.

Nada aconteceu... os fogos continuaram inclusive nas festas paroquiais sob igrejas tombadas, e ontem e hoje tivemos reclamações de varias partes a causa disto...que dura vários e interminaveis minutos.


Pouco meses atras tentamos conversar com a UFPa: alguns meses depois conseguimos e falamos do som altissimo do AUTO DO CIRIO, entre outras coisas. A trepidação provocada pela poluição sonora era bem superior aquela dos carnavalescos, que tiveram até suspenso seu desfile este ano.
Na prova geral, na Dr, Assis, esta era a situação:


Os carnavalescos se incumbiram de gravar esse video para demonstrar que, daquele jeito,  nem era necessario trio elétrico...para falar de poluição.

Fogos, buzinas, trio elétricos, bateria de escola de samba, tambores ou outros modos de fazer 'ruidos' devem respeitar os decibeis estabelecids em 55 durante o dia e 50 durante a noite segundo as normas nacionais... e isso não acontece.

Tais normas falam de "ruidos" produzidos por qualquer meio, seja ele manual, elétrico ou eletronico. Não se limitam a falar so de 'trios elétricos'.  Será que nem os 'tecnicos' notaram esse detalhe para explicar aos "intelectuais"?

Ridiculo é quererem demonstrar que são so os trios elétricos que fazem trepidar os prédos publicos e privados e insistirem em dizer: "mas nós tiramos o trio elétrico".

´Tem um bocado de gente precisando de aulas de 'Direito' e de "Defesa do nosso patrimônio Histórico".

Os orgãos responsaveis pela medição e controle desses decibeis por onde andam que não vêem nem ouvem tudo isso? Como é que não vem verificar o que acontece durante as festas que autorizam?

Tombaram parte da Cidade Velha para que,  se depois não existe algum controle nem fiscalização do respeito das leis?
Será que alguém tem intenção de tomar providências?
Cadê o MPF?

Não aguentamos mais ouvir absurdos e ver nosso patrimonio cair aos pedaços, pela irresponsabilidade ou superficialidade de tantos.

Os nossos blogs estão cheios dessas informações:
http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/
- http://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/


Nenhum comentário: