terça-feira, 19 de janeiro de 2016

CARNAVAL OU CAOS?????

A CARTA ABAIXO FOI ENVIADA ONTEM AO SR. PREFEITO, À FUMBEL, IPHAN, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL E FEDERAL
Lamentamos o que aconteceu no bairro tombado da Cidade Velha, onde não faltAram nem blocos de fora do estado para aumentar o caos. .

Senhores e Senhoras,

com a presente vimos  pedir sérias providências relativamente a permissão dada ao uso do bairro tombado da Cidade Velha de forma desordenada e perigosa, principalmente para seus moradores.

Este fim de semana, sem nenhuma comunicação ou previa discussão, nos vimos cercados de gente e de barulho, nesta área tombada por várias esferas de governo. Como não perguntar: tombar para que? Para permitir esse tipo  de desordem e falta de respeito com os moradores,  foliões e patrimônio?

O que vemos acontecer nada tem a ver com o que conhecemos como ‘carnaval”. Acostumados com blocos que se serviam de bandinhas e mascarados para alegrar os foliões, nos toca agora de ouvir reggae, hip-hop e outros ritmos, no lugar das marchinhas carnavalescas, em frente de igrejas tombadas. As vezes parece mais estar no Pelourinho do que na Cidade Velha. Os ‘abadás’, não fazem parte da nossa memória histórica, nem os trios elétricos, mas é so o que vemos.

Nos governos passados se usava reunir os blocos e esta associação para discutir e tentar regulamentar o período carnavalesco.  Sucessos obtivemos, pois, além dos banheiros, a defesa dos prédios públicos e privados era em algum modo garantida e a segurança era visível em todas as ruas.  Hoje, quem ganha com a situação penosa e perigosa  que devemos suportar? É uma festa so para a cervejaria que obteve a possibilidade de fazer publicidade e usar nas nossas praças para ganhar dinheiro

Ontem, dos oito banheiros químicos enviados para a praça do Carmo, somente quatro  ficaram na praça, os outros foram  colocados na Siqueira Mendes, e as nossas portas (dos pagadores do IPTU) voltaram a ser usadas com o mictório. Quem vem tirar o ‘perfume’ deixado por esses ‘civis’ foliões? As cervejarias, que poluem visivelmente estas praças tombadas?

A poluição sonora é causa de graves prejuizos para o patrimonio em geral. Será que ninguem pensa nisso? Quantos fins de semana nos tocará assistir passivamente a tais abusos? Por que permitir o uso de praças com igrejas, também tombadas? A trepidação causada pela musica alta so cria problemas e danos.

Voltamos atrás de anos, com esse desleixe e desorganização. As conquistas que obtivemos  através de anos de luta, foram por aguas abaixo, dando inclusive a entender quanto pouco interesse existe na defesa do nosso patrimônio histórico. Ano passado não foi tão diferente. De dois blocos que usavam a praça do Carmo, foram autorizados bem quatorze. So faltaram os mortos que, em vez, começamos a ver.

 São inúmeros os artigos de lei totalmente ignorados por quem deveria organizar essa festa e, também, defender nosso patrimônio historico. O que escrevemos ano passado, e mandamos para V.Sas., continua válido, pois as leis não mudaram, verifiquem aqui, por favor:  
http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2015/02/carnaval-2015-esclarecimentos-da-civviva.html

 A segurança das pessoas é, das providências que  pedimos,  tão importante quanto a defesa do patrimônio publico ou privado, seja ele histórico ou não.  Os fatos graves que vimos estes dias confirmam as nossas preocupações e a necessidade de uma maior seriedade por parte de quem tem  obrigação de faze-lo.

Seria o caso, e, na verdade uma necessidade urgente, tomar providências a respeito. Já é de extrema gravidade o "ataque" carnavalesco" a um bairro tombado, pelo seu significado simbolico; ter que suportar além da poluição sonora a violência com mortes, é demais. Estamos falando da zona histórica, estamos falando de gente que merece todo respeito.

Desculpem o excesso de sinceridade, mas, tratando-se de uma Associação de moradores dessa área e vivendo esse caos com muita preocupação, não podemos ter posição diferente.

Aguardamos as devidas providências. Obrigada!

Atenciosamente

Dulce Rosa de Bacelar Rocque
         Presidente CiVViva



P.S. Uma reunião foi convocada as pressas pela direção da PM, hoje, terça feira as 14 horas com os blçocos, e esta associação estará presente.

Nenhum comentário: