segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A CASA DAS 11 JANELAS...e seu boteco


Uma das casas mais antiga de Belém, é aquela construída no inicio de em 1700, por um Bacelar, proprietário de um engenho de açucar. Está situada a beira do rio, e dividi as honras da Praça Frei Caetano Brandão com outras construções antigas como o Forte do Presépio,  a Catedral e Sto. Alexandre.
O governo do Grão Pará a compra em 1768 e a transforma em Hospital Real. Funcionou como  tal até 1870 e depois teve outros usos, até que a reencontramos como sede da 8a. Região Militar abrigando, inclusive, presos politicos durante a ditadura.




Após uma "revitalização" feita  na casa e seu entorno, nasce o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e vários museus. Tem inicio também o uso de boa parte do andar terreo por um boteco barulhento, .alias, de um lado estava o boteco e do outro,  uma sala de exposições.




..

Tal 'Boteco' tinha uma casa alugada na Cidade Velha para os garçons importados de Pernambuco. A música das Bandas que ali tocavam, era altissima, ajudando a trepidar o prédio, além de impedir os clientes de conversar.

De repente, o contrato de aluguel terminou e não foi renovado, o que provocou algumas diatribas e notícias contrastantes.  Uma delas falava  de uma escola de gastronomia....num local onde se encontram museus e salas de exposição? Pensamos que seria melhor usar a belissima cozinha do Hangar e dar outro uso a tal área, mais afim com o turismo.

Como  a poluição e a falta de estacionamento são problemas que esta Associação contrasta,  achamos por bem pedir informações diretamente ao orgão responsavel por tal local e assim, dia 07 de agosto  2015 protocolamos na Secult uma solicitação baseada na Lei de Acesso a informação pedindo: "que disponibilize cópia integral do projeto de uso do espaço que era ocupado pelo restaurante Boteco das Onze, que faz parte do complexo Feliz Luzitânia, ligado ao Sistema Integrado dos Museus, administrado pela Secult-PA, para implementação de uma escola de gastronomia".


No dia seguinte as 15 horas, recebemos  resposta, informando que: "...ainda não foi estabelecido nenhum procedimento licitatório ou dispensa do mesmo, em relação ao uso do espaço antes ocupado pelo restaurante "Boteco das Onze", na medida em que tanto o espaço em seu interior quanto em seu entorno, necessitam de serviços de recuperação, cujos projetos serão executados no momento oportuno e implementados de acordo com o cronograma orçamentário e financeiro do Estado."


A essas alturas, ficamos aguardando tal momento oportuno para saber o que vai ser feito ali.


PS: hoje é o dia do Patrimônio Histórico.  Quem lembrou?




4 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso !!!
O Sr. Paulo Chaves desempregou mais de 250 famílias e não sabe ainda o que fazer com o espaço. Com a falta de dinheiro evidente em todas as esferas de Governo, não teria sido melhor adequar a operação do Boteco das Onze que lá existia, usando o bom senso , já que só agora após 13 anos notou-se esse problema.
Em tempo oriento esse blog para que corrija a informação sobre aluguel de casa a garçons Pernambucanos, isso deixou de acontecer a mais de 10 anos. E a atual Administração do Restaurante era feita por Paraenses e 90 % dos funcionários também eram Paraenses.

LABORATORIO DE DEMOCRACIA URBANA “Cidade Velha-Cidade Viva” disse...


Eu dou minha cara a tapa, o anônimo de sempre em vez...se esconde.
Alguem do Boteco me procurou para conversar:
- me confirmou que eram 60 pessoas apenas, e não 250, os funcionarios diretos do boteco; o carro som passou dizendo que eram 100, em vez.
40 continuam trabalhando nos locais que forneciam comida ou salgadinhos.
Reconheço que foi criada desocupação e os interessados podiam procurar seus direitos e fazer uma ação....
- confirmou o aluguel da casa, e eu os via passar aqui na praça do Carmo por algum tempo (não são nem dez anos q moro aqui).
- sem querer defender ninguem, mas sei que as leis permitem não renovar o contrato.

Da proxima vez assina teu nome. É mais sério.

Anônimo disse...

Prezado(a) Sr(a).

- Venho aqui tentar esclarecer e informar os acontecimentos que vivemos.
- Meu Nome é Paulo Mesquita, Era Gerente do Boteco das Onze desde Junho/2011, Ocasião que foi desfeita a sociedade com os Pernambucanos e até o seu fechamento.
- Nossa realidade hoje é a seguinte: tínhamos 65 Funcionários Diretos e até onde Contamos mais 80 Indiretos, entre fornecedores diários Como Peixe, Camarão, Carne, verduras, etcc.. Músicos e Seguranças Terceirizados. Não é Verdade que estamos assumindo essa mão de obra na outra operação que temos em Belém, estamos demitindo quase que a totalidade dos funcionários e aproveitando apenas 05 (cinco) funcionários uma vez que não temos onde aloca-los hoje;
- Desde que assumimos a Gerência da Casa em Junho/2011, o quandro funcional do Boteco das Onze passou a ser em quase na sua totalidade de Paraenses, não que isso fosse uma exigência, mas pelo simples fato dos colaboradores na Época da resilição societária serem Pernambucanos e terem tomado a decisão de deixar o Boteco e entrar com ações trabalhista (algumas Conjuntas) no Ministério do Trabalho. Queremos dizer que em quase a sua totalidade o Boteco das Onze foi vencedor dos pleitos ou fez acordos para solucionar o problema.
- É importante frisar que a ultima casa alugada pelo Boteco para garcons, data em nossos registros com termino em Maio 2005. O Que tínhamos era um Apto Alugado para nosso Gerente Comercial Sr. Santiago nas imediações da Igreja da Sé e que foi entregue em 2014, mas nesse endereço só morava o Sr. Santiago.
- Nossa programação Musical desde que assumimos a casa foi mudada completamente , Tiramos DJ´s, Colocamos músicos somente de quarta a Sábado e duas bandas sempre as sexta e sábados e sempre uma banda mais agitada no segundo horário das sextas e dos sábados.
- A verdade é que antes da nossa Administração, a Sra. esta coberta de razão ao afirmar o que afirma, pois essa era uma pratica de dois Pernambucanos que Administravam o Boteco das Onze, Sr. Andre Lima e Adelmo da Silva, orientados pelo Sócio também pernambucano Pedro Berinson, esse ultimo Amigo muito intimo do Sr. Paulo Chaves.
- A partir de junho/2011 , como a administração ficou a cargo do meu Irmão Augusto Mesquita, o Sr. Paulo Chaves determinou que o BOTECO DAS ONZE Acabasse e que o espaço fosse entregue ao Sr. Pedro Berinson seu amigo. Para consultar melhor essa historio por favor entre no site do MPE e consulte o processo 000168.151/2015 ( que alias penso que foi movido por iniciativa de vocês)
- Somos uma Família de quatro Irmãos eu Paulo, Fernando, Augusto e Ercília Mesquita que aliás deve ter sido a pessoa que o(a) Sr(a). se refere no comentário acima.

- Nossa situação atual é muito clara e objetiva, estamos com algumas dificuldades para reabrir o Boteco em um espaço que possa vir a atender sua clientela com a mesma presteza e honestidade que sempre tivemos.

- Pedimos desculpas se causamos algum transtorno, mas nossa intenção sempre foi a de levar o nome do Pará dentro do meio Gastronômico e Turístico, da forma que ele sempre mereceu. Para isso basta a Sra. Consultar o site TRIP ADVISOR (site de avaliação internacionalmente conhecido) e verá os comentários existentes.

Me despeço informando meu numero de fone 081 - 98491.0659 - Paulo caso o(a) Sr(a). queira conversar sobre outros assuntos.

Cordiais Saudações

Paulo Mesquita

PS Coloquei como anonimo pois não esta aceitando meu cadastro

LABORATORIO DE DEMOCRACIA URBANA “Cidade Velha-Cidade Viva” disse...

Obrigada pelos esclarecimentos. É melhor assim.