quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

PEQUENO BALANçO


Chegamos ao fim de mais um ano de atividade em defesa do nosso patrimonio historico, através de batalhas em vàrias frentes, na Cidade Velha e fora dela.

Nao contamos com muitas vitorias, mas... ao fechar o ano de 2014 podemos dizer que demos alguns passos a frente, nao somente em relaçao ao carnaval no bairro mais antigo de Belém, mas na defesa do uso das calçadas pelos pedestres.
- Nòs tinhamos pedido que na Cidade Velha passassem os blocos que respeitam a nossa tradiçao: com mascarados e bandinhas, ou seja sem abadà e carro som...e parece que isso foi aprovado.
- Perguntamos ao MPE se um decreto poda modificar a lei do Codigo de Postura, permitindo o uso das calçadas como "terrace" de bares e restaurantes, contrariando o que preve a citada lei. Parece que também tinhamos razao, e algo està acontecendo-
- Os medidores de energia, denunciados com um ajoelhaço antes do Cirio, apesar do que a Celpa escreveu aos jornais, continuam na Cidade Velha. Passem pela Dr. Assis e vao ver, como mentira tem perna curta... e quem deve aplicar a lei, o que faz? Tiraram alguns da Dr. Malcher, e o resto ???

A maior dificuldade que encontramos é, exatamente, o respeito das leis em vigor. Alias, bem poucos as conhecem...como aplica-las, entao? Cada tentativa a respeito é uma batalha, uma guerra contra a prepotencia de quem nao sabe, nem quer usar a democracia que conquistamos (alguns de nòs lutaram por isso)... e a falta de fiscalizaçao, que se protrae ha anos, ajuda essa situaçao de ilegalidade.

Em todos os setores da nossa sociedade vemos o comportamento, de alguns "reizinhos", feudatarios de algum setor, os  quais pensam que todos somos ignorantes e/ou coniventes e que nao existam cidadaos conscientes de seus deveres e direitos dispostos a continuar essa luta pela aplicaçao do que preve a democracia.

Passaram-se cerca de 30 anos do fim da ditadura, mas alguns comportamentos "saudosos" continuam a fazer mal a sociedade, que, muitas vezes, surda e muda, nem sempre se apercebe o quanto isso é perigoso.

Vamos portanto insistir na luta com relaçao as ruas "fechadas" abusivamente; pelo respeito do gabarito na Cidade Velha (e fora dela se for necessario); pela reduçao do transito e da poluiçao sonora no Centro Historico; pela necessidade de estacionamento para as atividades autorizadas... Continuaremos a pedir a regulamentaçao das leis para que possam ser aplicadas com o devido respeito...e por que nao, pedimos também,  um bocado de segurança.

Mas, voltando ao nosso balanço de fim de ano, "è de gota em gota" que estamos enchendo a nossa Taça de satisfaçoes, e temos que agradecer, nos casos acima citados, a disponibilidade demonstrada pela administraçao municipal de começar a enfrentar esses problemas.

Somos gratos aos que apoiaram nossas lutas e esperamos que o Ano Novo nos traga  mais satisfaçoes e vitorias nessa "guerra" pela aplicaçao do que preve a democracia e que muitos cidadaos se aproximem a quem ja està lutando pela transparencia e a ética na administraçao publica.


                  FELIZ ANO NOVO A TODOS OS QUE LUTAM POR UMA BELEM ... 
   
                                           QUE NOS ENCHA DE ORGULHO



2 comentários:

Anônimo disse...

Prometo que em 2015 ficarei mais proximo de ti, pois os icomoclastas do patrimônio historico estão famintos. Em 2015 eles terao que discursar menos e realizar mais. Pontos de ônibus, ordenamento de camelô até em nossas cozinhas, aberturas de ruas fechadas por empreendimentos privados etc

José Ramos disse...

Liberação de calçadas, normatização, e abertura das ruas indevidamente invadidas. Tô dentro. Feliz 2015 para a Dulce e para a CIVVIVA.