segunda-feira, 15 de setembro de 2014

ESTACIONAMENTO NA CIDADE VELHA: FALA O PADRE GONÇALO.

DIREITO DE IR E VIR


"Boa noite.

O direito de ir e vir é de todos. A liberdade religiosa também . O lazer, divertimento não devem anular os outros.

Mais todos os domingos é esta a triste realidade em torno da catedral de Belém , na cidade velha, os freqüentadores dos BARES da rua Siqueira Mendes. Desde ás 16 hs ocupam o espaço entorno da catedral. Não permitindo o acesso de idosos, cadeirantes no horário da missa.


Nós também temos direito, os fiéis que vem a missa de estacionar ao lado da catedral.

Deixo aqui meu apelo a sensibilidade dos freqüentadores dos bares."



Esta "reclamação", chegou hoje e se refere a missa de ontem,  domingo. Ele pede aos frequentadores dos bares e nós, há anos pedimos aos  governantes, aos orgãos competentes, que tomem providências, sem algum êxito.

Na Praça do Carmo, em algumas ocasiões tiveram que fechar a porta da igreja durante as missas, a causa do barulho. Agora, o Cura da Sé está reclamando a causa da falta de estacionamento.

Será que agora alguem vai tomar providências?


Desde que nasceu a Civviva que reclamamos da falta de estacionamento e de garagens na  área tombada do Centro Histórico, sem algum resultado profícuo.


Ano passado tivemos a investida do Bechara Mattar querendo fazer um "shopping charme", sem estacionamento algum, no entorno da Igreja da Sé. Conseguimos adiar tal investimento, mas  sabemos que a pratica foi reapresentada, exatamente como antes... portanto é capaz de sair mais esse absurdo, ignorando as necessidades dessa área tombada.


                               Estacionamento  na Dr. Malcher, ao lado da Igrej da Sé
                             
Ultimamente, dois bares, que servem comida, foram autorizados na Trav. D. Bosco, entre a Dr. Assis e a Praça do Carmo. Como ja acontece com os outros locais  existente na Praça (bem tres), estes também não tem área de estacionamento para os clientes,  sem falar do uso das calçadas com mesas, cadeiras e maquinas de fazer frango assado ou churrasquinho, em plena área histórica.


Quem autoriza isso esquece de vir fiscalizar como funcionam. Esquecem que a Cidade Velha foi tombada porque deve ser salvaguardada; que a presença de igrejas, independentemente de estarem abertas ou fechadas, deve ser respeitada; que barulho e transito poluem o que deve ser defendido.


Esses orgãos não sabem a que hora abrem ou fecham essas atividades; como usam o entorno; se tem musica ao vivo ou de outras fontes; nem a quantidade de gente que vem modificar os costumes dos moradores.

É necessário lembrar que, determinados usos de prédios em área tombada, afetam diretamente a vizinhança e repercutem no entorno,  acabando por atingir, direta ou indiretamente toda a coletividade. O tráfego viário, a falta de estacionamento, a poluição sonora e atmosférica são determinantes nesse sentido. Os efeitos  geram direitos para os vizinhos que podem até querer  impedir que o uso nocivo da propriedade alheia lhes afete. No entanto, e apesar das leis, vemos esse tipo de comportamento aumentar, sem que niguem faça algo, apesar das reclamações feitas.

PS: segundo a lei da transparência, se pode mandar pedidos de informação por email aos orgãos  públicos. Será que esta, vale como pedido de informação de quando os orgãos da Prefeitura tomarão providências? 
A Civviva tem até CNPJ.


Nenhum comentário: