terça-feira, 29 de outubro de 2013

OS 300 ANOS DE LANDI


AMANHÃ deveriamos comemorar os 300 anos do nascimento de Antonio Giuseppe Landi, aquele bolonhes tropicalizado que deixou tantas obras bonitas em Belém.

A Cidade Velha deveria estar em festa, em vez... A bela visão que temos  da Igreja da Sé, está, neste momento, correndo o risco de ser 'ofuscada' pelo consumismo, pois estão fazendo propostas indignas de serem levadas em consideração, para o seu entorno. Propostas estas que vão disturbar a visão do complexo arquitetônico religioso, tombado,  que temos na Praça da Sé.


Esta ocasião deveria servir para defender suas obras... Mas, onde estão os defensores do patrimônio histórico? Em que mundo eles se esconderam? O que estão fazendo para evitar que essa proposta tenha continuidade? Fotos? curtição? e as ações concretas? Participaram da audiencia feita dia 23? Fizeram protestos durante o Auto do Cirio? Por acaso, alguém viu uma faculdade de Arquitetura que fosse, dar opinião a respeito? E os historiadores que falam tanto de Landi, como defendem suas obras nesta ocasião??? Pouquissimos estão na luta.

Pois é, nesses momentos é que se vê o nivel de cultura e de comprometimento de um povo com sua história.

Parabéns, Landi. Desculpa porém essa terra que escolheste como tua e que te festeja...calada, frente aos abusos que cometem no entorno de tuas  obras.


Ass. Capitoa Tupínambá.

Nenhum comentário: