quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

UMA GOTA A MAIS....




Na semana passada, como Associação Cidade Velha-Cidade Viva, inciamos uma “batalha”.


Neste momento li uma noticia vinda de Pistoia, na Italia, sobre um projeto “Cenários do Século XX’  relativo, inclusive, a Historia do Brasil. Entre conferencia e mostras, alguns filmes e documentários sobre fatos importantes do século passado, vão ser passados aos alunos. (http://www.lavocedipistoia.com/a9219-la-storia-del-brasile-al-centro-del-progetto-scenari-del-xx-secolo.html)

Isso me fez lembrar, como era no Instituto de Ciências Sociais, onde estudei, em Moscow. Ali, toda terça feira a tarde, quando não saiamos para conhecer algo da ‘realidade sovietica’, íamos ao cinema. No salão onde assistíamos as conferencias de personalidades internacionais (toda terça de manhã) sobre o que estava acontecendo no mundo, também assistíamos os filmes, de tarde.

Nós chegamos la sem ter a mínima ideia do que tinha causado o inicio da segunda Guerra Mundial.  Nas nossas escolas não chegávamos até esse ponto de estudo da História contemporânea: não dava tempo. A maior parte de nós, não sabía quase nada sobre quem participou, além dos nossos ‘pracinhas’; sobre como se desenvolveu essa guerra; quem era contra e quem e a favor; etc. etc., etc.

Em Moscow, em vez, quando se aproximava alguma data importante, relativamente a essa guerra, os filmes que víamos falavam do argumento. Tudo o que foi produzido, lá, sobre a Segunda Guerra Mundial, nós vimos. Descobrimos assim coisas que não imaginávamos, não tendo o Brasil vivido nenhuma guerra. Os problemas que trazem uma guerra para os cidadãos, para as cidades, para a natureza; a falta de luz, de alimento, os bombardeios, para onde correr...e assim por diante.

O que quero dizer com isso: usar a filmografia existente para fixar na nossa memória fatos históricos, para provocar discussões, para nos fazer pensar, para descobrir coisas novas e diferentes é um método muito interessante que deveria ser cultivado por aqui.

Nós, como Civviva, estamos propondo a leitura/estudo, nas escolas, do Código de Postura e do Estatuto da Cidade, mas isso seria acolhido e entendido melhor pelos alunos, se tivessem, paralelamente, um acompanhamento com filmes que enfrentam os problemas que queremos examinar. O resultado seria muito maior e imediato.

Alguem bem que poderia pensar nisso, também.


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