Em pouco mais de um ano, esta Associação examinou, reclamou, denunciou mais de quinze vezes, problemas de vários tipos relativos a poluição sonora E AS CONSEQUENTES TREPIDAÇÕES QUE CAUSA em prédios públicos e privados e demais resultados com pessoas e animais.
Carnaval e Cirio são os periodos em que se concentram os problemas, mas durante o resto do ano, diariamente temos uma sequencia de outras manifestações danosas seja as pessoas que a animais e coisas.
Pouco a pouco cresceram as manifestações reivindicatorias em frente a Assembleia Legislativa do Pará que usam trios elétrico superando cem decibeis. Isso em frente ao antigo Palacio do Governo, hoje Museu do Estado e proximo seja do prédio da Prefeitura de Belém que do Solar do Barão de Guajará, sede social do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Durante tais atos aconteceu várias vezes, e o ex diretor lamentava, a queda de quadros ou estucos das paredes do MEP.
Ultimamente, aumentou o número de homenagens a noivos ao sairem das igrejas tombadas da Cidade Velha. Os fogos duram vários minutos e podem acontecer, praticamente, todos os fins de semana do ano. No largo da Sé pode acontecer seja sexta feira que no sábado em ambas igrejas ali situadas.
Quando chega o Cirio, além das visitas da Nossa Senhora de Nazaré aos vários orgãos públicos situados na entrada da Cidade Velha (Tribunal, Ministério Público, Alepa, Prefeitura, etc.), do Cirio e da Transladação, temos o Auto do Cirio. Todos plenos de manifestações pirotécnicas rumorosas.
Além dos ensaios que podem durar um mes, o desfile do Auto do Cirio, superando os cem decibeis, faz paradas em frente a todos os edificios tombados por onde passa. Inicia as 18 horas a concentração em frente da igreja do Carmo, depois pára seja em frente da igreja da Sé que na de Santo Alexandre e depois tambem em frente ao IHGP, MEP e Prefeitura.
De noite, nos outros fins de semana a musica dos vários locais da Siqueira Mendes se junta aquela dos taxistas estacionados na praça da Sé e de algum evento organizado pelos orgãos públicos nas calçadas da praça. Pode acontecer de fazerem "pega" de madrugada na Dr. Assis, ao sairem dos locais. Guarda Municipal ou Policia Militar não se vê tomarem providências. Até podem passar, mas nem param para resolver os abusos.
Buzinas, tambores, fogos, trios elétricos, aparelhagens, contribuem a criar problemas também aqueles que moram no entorno de onde acontecem essas manifestações. A maior parte dos moradores da área tombada, superam os sessenta anos de idade... e tem animais.
FORA DA ÁREA TOMBADA NÃO É QUE MELHORE A SITUAÇÃO. Não somente de bares sai o barulho que avança pela noite afora, apesar das chamadas ao 190. Nas casas, "O som é dessas empresas especializadas em ensurdecer pessoas com o que há de pior na sub-música, nos mais altos níveis de sonoridade. E incomodam toda a vizinhança num raio de 500 metros." ... "Eles deturpam as músicas da tal aparelhagem modificando a voz dos cantores. Parecem patos roucos cantando com a rotação acelerada. Assim foi no sábado e assim costuma ser em feriados, aniversários, etc. Enquanto dançam e bebem, soltam suas crias para infernizar a vizinhança destruindo jardins e gritando feito condenados presos nas galés, em um naufrágio."
Nesse inferno, seja na área tombada que fora dela, as crianças ficam ao leo durante a noite correndo, gritando, sem que ninguem, do orgão de proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, apareça.
Como a Pandemia não dá sinal de querer chegar ao fim da linha, estamos preocupados com o que pode acontecer depois da entrega dessas praças requalificadas á cidadania. Nada sabemos a respeito de como será cuidado esse patrimônio pois não vemos ninguem se preocupar em falar com os cidadãos a respeito... apesar do que dizem as leis.
Será que o novo Prefeito será diferente???
Aplicará as leis?
Ouvirá as "associações representativas dos
vários segmentos da comunidade..." como
estabelece o Estatuto da Cidade???
AQUI ALGUNS ARTIGOS DOS BLOGS DA CIVVIVA, SOBRE
POLUIÇÃO SONORA, RUMORES E AFINS.
( 2017-2018-2019)
1- https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/12/os-sons-em-belem.html
2 - https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/12/poluicao-e-seu-entorno.html
3 - https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/11/o-conama-para-que-serve-mesmo.html
4- https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/10/como-vai-poluicao.html
5 - https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/05/destruicao-silenciosa.html
6 -
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/10/a-gentee-poluicao.html
7-
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/09/um-ano-atras.html
8 -https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/08/a-trepidacao.html
10 - https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/03/a-poluicao-sonora-e-o-tombamento-da.html
11- https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/02/mas-sera-desobediencia-civil-ou-que.html
12 - https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/02/o-vai-e-vem-dos-trios-eletricos-ou.html
13-
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/01/a-igreja-catolica-e-defesa-de-seu.html
14- https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2018/11/2012-e-o-carnaval-na-pca-do-carmo.html
15-
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2017/12/proposta-ousada.html
16-
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2017/10/um-ato-justo-e-necessario.html
Um comentário:
Então é qualificar o voto e torcer para que a população faça o mesmo, escolhendo candidatos capazes de dar conta deste teu certo e profundo recado! Vamos ver!
Postar um comentário