sexta-feira, 9 de outubro de 2020

OUTROS PATRIMÔNIOS ABANDONADOS

 

Infelizmente o momento não é o mais aprazivel para falar de patrimônio. Se ficamos calados, nos sentimos ser coniventes;  se falamos, quem cala,  diz que estamos ajudando a "passar a  boiada".

É uma pena, porém, ver nosso patrimônio, restaurado por um Prefeito e...abandonado pelo successivo

O Palacete Pinho  situado na Rua Dr. Assis, 586, no bairro da Cidade Velha foi tombado pelo IPHAN em data 14/08/1986. De propriedade do Comendador Antonio José de Pinho foi inaugurado com toda pompa em meados de  1897. Em 1978 a familia o vende a privados. Deveria se transformr num Centro Cultural, mas acabou como deposito de um supermercado. Em 1992, em estado lastimavel, passou para a Prefeitura de Belém. Em 2003, o Prefeito Edmilson deu inicio ao seu restauro que se conclue em 2011, ja no governo do Prefeito Duciomar.













 Fotos de Michel Pinho


O Prefeito Zenaldo o abre por alguns meses no inicio de seu mandato, deixando-o logo após sem algum uso.  Agora, do portão, aos telhados, das janelas aos forros, o estrago é enorme.

 
 foto Civviva

Por sua vez o Prefeito Duciomar restaurou/reformou o Mercado  da Carne em quatro anos. O valor da obra superou os cinco milhões de reais.  Apesar das promessas, não conseguiu movimentar a economia local em nenhuma de suas esferas.

Mercado Municipal de Carnes Francisco Bolonha,  foi construído em 1867 em estilo art nouveau, e foi tombado pelo IPHAN, dia  09/11/1977 juntamente  com o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico “Ver-o-Peso” e áreas adjacentes da Praça D. Pedro II e do Boulevard Castilhos França, incluindo  o Mercado de Peixe ,










       


                                      Fotos Civviva


Durante o atual  governo, praticamente nenhuma ação de manutenção e reparos foi feita em tal prédio. Se notam açougues fechados, não somente por morte do permissionario; lojas transformadas em deposito;  ferrugem em diferentes pontos... e o movimento maior é aquele de passagem de pessoas, que usam  o Mercado para passar da Boulevard Castilho França para a 15 de Novembro.

Nos somos um país jovem. As nossas "antiguidades" tem menos de 400 anos... e do jeito como são  (des)cuidadas, é logico que  muitas não chegaram até hoje.

Os exemplos acima são do século XIX e, apesar de restauros recentes, sem permanentes vistorias, eles não conseguem sobrevivier decentemente.

Como acham que na Europa conseguem manter em pé casas milenares? 

QUE AMOR DEMONSTRAM OS NOSSOS PREFEITOS TEREM POR BELÉM?

Dão assim exemplo para aquelas pessoas que, infelizmente, preferem ver os prédios pixados, e para aqueles proprietários que os deixam cair.

                  CADÊ VIGILÂNCIA? 

Como é que não pensam nessa necessidade, também?

A MAIOR PARTE DAS AÇÕES QUE VEMOS ULTIMAMENTE  SÃO CONSEQUÊNCIA DO 

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO... 

Sabe lá quanto tempo vão durar, sem pixações ou outros danos?

Na nota abaixo tem a relação dos bens escolhidos pelo PAC. Notarão o que ainda falta...salvaguardar, defender, proteger, entre os escolhidos em 2013.

 https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2013/08/pac-das-cidades-historicas.html


Nenhum comentário: