quarta-feira, 28 de junho de 2023

O HACKER E O LIVRO DA CIVVIVA

 No dia 11 de janeiro de 2008, por ocasião da comemoração do primeiro aniversário da Civviva, constituímos o Laboratório de Democracia Urbana “Cidade Velha-Cidade Viva”. Este blog ia fazer companhia aquele chamado CIVVIVA, já existente. As duas linhas editorias eram diferentes.


                                                                      A direção da CIVVIVA

O lançamento do blog aconteceu no Auditório João Batista da Assembleia Legislativa, em presença de cerca cem convidados.  Na ocasião foi realizado um Seminário para discutir e avançar propostas finalizadas à recuperação do ponto de vista civil, urbanístico, social e econômico do nosso bairro.

Cerca de quatro anos depois , um hacker, não sabemos porque, resolveu cancelar todos os artigos deste blog, e recomeçar as publicações com datas a partir de 2012. So fomos notar esse abuso tempos depois ao precisarmos de um artigo escrito em 2008.

O hacker salvou alguns artigos e começou a datar a partir da  sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012. O artigo inicial era sobre as Ruinas de engenho de açúcar – Trem da Jamaica, de autoria do Prof. Dr. José Francisco da Fonseca Ramos.

https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2012/02/um-trem-da-jamaica-aqui-em-santa-maria.html

Resolvemos contar isso porque em maio de 2008 comunicamos neste blog da Civviva que através do Laboratório de Democracia Urbano, estavamos organizando, juntamente com o Grupo de Memória e Interdisciplinaridade da UFPa, uma oficina de produção de textos sobre a Cidade Velha. A pre seleção dos candidatos seria feita no fim de junho e as aulas teriam inicio no fim do mês de agosto, durariam três meses e seriam ministrada pelo jornalista e escritor Oswaldo Coimbra, pos-doutor pela USP em narrativas criadas com pesquisas históricas, no campo do jornalismo. Terá sido esse trabalho, util ao bairro e aos estudiosos, que preocupou o hacker?

Quinze anos atrás se apresentaram mais de 130  candidatos e se inscreveram na oficina, onde as idades variavam de 11 a 77 anos. Não somente estudantes, mas médicos, advogados,  faxineiros, donas de casa, sapateiros, aposentados e por aí vai...De surpresa, dia 21 de junho ganhamos o PREMIO INTERNACIONAL UTOPIE CALABRESI e no dia  27 demos a noticia dos aprovados... e o hacker nos seguindo e se preocupando...

Todas as noticias a respeito da oficina e do livro despareceram do blog, mas pescamos no da CIVVIVA, a relação dos aprovados que ingressaram na Escola de Escritores – Oficina:
ALFREDO GARCIA NETO, ANA CAROLINA BEZERRA, ANNA LUIZA CRAVINHOS MESQUITA DE OLIVEIRA, APOLO MONTEIRO BARROS, BÁRBARA MORAES DE CARVALHO, CAMILA DA FONSECA ARANHA, DANIELA CORDOVIL CORREA DOS SANTOS, DIEGO GESSUALDO SABÁDO DE SOUZA ENDERSON GERALDO DE SOUZA OLIVEIRA, ESRON LIMA JÚNIOR, FABRÍCIO DE MIRANDA FERREIRA, FABRIZIO GEAN GUEDES, FLORA CRISTINE DA COSTA, HELLEN KATIUSCIA DE SÁ, HUGO NASCIMENTO, IVANILCE SANTOS DA SILVA, JACIRA MAGALHÃES PESSOA, JOSÉ MARIA AZEVEDO COSTA, KELVIN SANTOS DE SOUZA, LAÍSE OLIVEIRA LOBATO, LEILA RAMOS VIEIRA, LUCIVAL JOSÉ PINHEIRO DA COSTA, MARCELLI DE CÁSSIA MONTEIRO SANTA BRÍGIDA,MONIQUE MALCHER DE CARVALHO, PAULA SILVA JESUS DE FIGUEIREDO,RAFAELA GENTIL COIMBRA DE OLIVEIRA, RAMON NEVES VIEIRA GOMES, REINALDO SILVA SANTANA, RUTH FARIAS DA LUZ, SALIM JORGE ALMEIDA SANTOS, SILVANA DE FÁTIMA COELHO MERABET, SÍLVIO PEDRO GOTTARDO, SUELEN LIMA DOS SANTOS, TARCISIO CARDOSO MORAES, VERA LÚCIA SANTOS DOS SANTOS,WILLIAM CRISTHOFILE DA SILVA PEREIRA,  WALTER LUIZ JARDIM RODRIGUES.








OS ESCRITORES AUTOGRAFANDO



                       
                                    E OS CONVIDADOS



A apresentação do livro foi no dia do segundo aniversário da 
CIVVIVA  12/01/2009... e foi um sucesso, apesar do hacker.



Continuamos sobrevivendo, eticamente e lutando pelo respeito das leis...

Nenhum comentário: