domingo, 27 de setembro de 2020

ONDE DESCANSAR É ...OUTRA COISA.

 

Como estamos distantes da Alemanha... até quanto ao valor dado ao SILÊNCIO, como componente de uma qualidade de vida ... indisturbada.

Segue mais uma nota com algumas informações sobre  questões de "civilidade" em outros países. Incrivel acreditar que existe esse modo de pensar...e agir, tão longe do nosso.

"Ruhetag", dia de descanso na Alemanha 

Antonio Carlos Lobo Soares*

Uma amiga me enviou uns links interessantes pensando que podiam render uma crônica em minhas mãos. Ela acertou em cheio e espero que vocês apreciem!

Na crônica de 19.12.2019 intitulada "Não existe nada como o silêncio", abordei a importância do silêncio para a valorização dos sons que escutamos. Pois bem, os domingos e feriados na Alemanha são dias de descanso (Ruhetag), protegidos pela constituição federal. Mais do que respeitar uma lei trabalhista, fazer silêncio nestes dias passou a ser um hábito já incorporado na cultura daquele país europeu.

Segundo Karina Gomes, repórter da DW Brasil que escreve sobre os hábitos alemães (*), nos domingos e feriados os supermercados, shoppings, lojas, bibliotecas, loterias e call centers ficam fechados, sob o argumento de que podem ser acessados previamente. A exceção são os restaurantes, hospitais, espaços de lazer e teatros. Há rodízios de farmácias e padarias. 

A repórter chama a atenção que nos domingos e feriados não é possível cortar grama, usar o aspirador de pó, colocar um prego na parede ou produzir qualquer ruído que perturbe a coletividade. Ou seja, são dias dedicados ao descanso, aos passeios pelos parques e florestas e ao convívio entre familiares e amigos.

Nos domingos e feriados, não se escutam fogos a anunciar a chegada de carregamento de drogas ou a aproximação da polícia nos bairros de periferia. Os santos padroeiros não percorrem as ruas acompanhados de trios elétricos com bandas, DJ's, autofalantes ou carros de som. Soltar fogos de artifício após os jogos de Remo x Paysandu de lá, então, nem pensar. As multas para os infratores lá são em Euro, ou seja, valem seis vezes mais que as multas em real daqui.

Para se ter ideia do quanto o "Ruhetag" é respeitado e ao mesmo tempo flexibilizado em favor da coletividade, as leis que o sustentam variam de um Estado para outro. Desde 2006, elas são suspensas durante os torneios mundiais e europeus de futebol, como ocorreu em 2018 na copa do mundo de futebol na Rússia, para que os alemães possam se reunir nos bares e assistir sua seleção jogar após as 22 horas.

O mais incrível é que os alemães não vão às ruas protestar contra as leis que sustentam o dia de descanso, em favor dos bares, os shoppings e etc. que deixam de funcionar e os empregos de gerar. Eles reconhecem o valor que tem um dia de descanso associado a uma boa dose de silêncio para a qualidade de vida no país.

* Arquiteto PhD, Museólogo e Artista Plástico,

Tecnologista Sênior do Museu Goeldi.


* https://www.dw.com/pt-br/alemanices-domingo-dia-de-sil%C3%AAncio/a-38105804

Nenhum comentário: