O problema das calçadas é geral: as irregularidades não estão somente na Cidade Velha.
Aqui segue uma colaboração do Dr. José Francisco Ramos sobre alguns abusos que vemos, mas quase ninguem denuncia, com vistas não somente na revisão do Plano Diretor mas como propostas aos candidatos à Prefeitura.
FOTOS DE CALÇADAS DE BELÉM e comentários de José F. Ramos*.
1- Alferes Costa, 516. A calçada é ocupada por uma borracharia.
Ao lado, uma casa boa, invadiu a calçada até o nível da cobertura da
borracharia. Absurdo. Com uma lei apropriada, teria de ser dado um prazo para
ser demolida essa invasão indevida da calçada. A paredes cinza escuro e claro
dá o alinhamento dos lotes da rua. A casa da esquina também invadiu o
alinhamento.
2- Alferes Costa, 1643. Aqui a borracharia e oficina de
bicicletas e o comércio invadem a calçada com suas atividades. As garrafas de
água invadem a rua. Na calçada há um enorme refrigerador ou freezer horizontal.
Apropriação indébita do espaço público.
3- Alferes Costa, 1686. À esquerda, a parede vermelha é de uma
escola infantil. Invade o alinhamento e o piso da invasão está a 50 cm acima do
nível da calçada. Uma verdadeira expansão do lote.
4-
Barão
do Triunfo, 1501. Nesta quadra, como a calçada é larga, os moradores entendem
que 4 metros são suas garagens. São convictos disso.5- Barão do Triunfo, 1541. A calçada é a garagem. Está
estabelecido. À altura do carro vermelho, ao fundo, eu estacionei o meu carro e
caminhei. Um homem me chamou com energia, gritava. Voltei para ver o que tinha
acontecido. Ele me disse: o senhor estacionou na frente da minha garagem. Eu
olhei, vi uma parede, uma porta e uma janela. Mas, como assim, garagem? Ele
respondeu: aqui é minha garagem, e apontou para os 4 metros internos da
calçada. Fiquei admirado com a convicção de que ele estava certo e eu errado.
6- Barão
do Triunfo, 1620. Na mesma quadra, já
próximo da esquina com a Pedro Miranda, o comércio de frutas e outros
produtos alimentícios na calçada. 7- Na Cidade Velha, Dr. Assis, 181. Foi instalado um quartel da PM na Dr. Assis.
Pintura nova. Há dias em que esse segmento da rua está cheia de carros da
polícia ocupando boa parte da calçada e da rua. A construção em cuja frente
está o carro vermelho, sobre a calçada, está recuada do alinhamento dos lotes.
Logo, as motos estão em situação regular, na minha interpretação. De resto, os
carros estão sempre, parcialmente, sobre a estreita calçada. E um poste
estreita ainda mais o caminho dos pedestres.
8- Sempre na C.V., Dr. Assis, 198. Poste na calçada, calçada com inclinação
para a rua, como rampa, para entrada nesse prédio. Como as pedras de lioz são
lisas, em dia de chuva é impossível caminhar nessa nesga de calçada sem cair um
tombo. Como há muitos idosos na Cidade Velha, vejam o risco. (tem outras ruinhas em piores condições quanto a postes.)
9- Dr. Assis, 199. Há calçada nesta rua? Está difícil.... em quase toda a área tombada.
10- Perebebuí,
1512. Esse caso é patético. A Travessa Perebebuí foi asfaltada por ocasião do
Projeto Cura, 1988, prefeitura do Coutinho Jorge. Nossas casas (eu moro numa
rua interna. São só duas, nesse conjunto que é somente uma quadra grande) eram
simples, construídas pela Vivenda. Com o tempo todos nós melhoramos as casas.
E, este vizinho, achou por bem personalizar sua calçada, fazendo uma rampa que
exigiu rampas também ao longo da calçada. E não parou aí. O material do piso é
argamassa e pedaços de lajotas, bem lisas. Com a inclinação e molhada é muito
difícil caminhar sobre essa armadilha maldosa. Tem bom poder aquisitivo e
titulação o vizinho, mas alguma coisa falta a ele.
11- Sete
de Setembro, 178. Shopping popular. Calçada e rua não existem mais.... e o pedestre???? 12- Treze de Maio, 51. Calçadas ocupadas por camelôs... como quase todas.
14- Calçada e rampa com ângulo forte e no sentido do lote e
degrau.Cidade Velh Foto da Dulce, blog. As seguintes fotos também , da Dulce Rocque.
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2020/08/revival-das-calcadas.html
15- Na Dr. Assis, calçada mais alta para evitar a entrada da
água da chuva na casa.
16- Solar da Beira Calçada abaixo do nível do asfalto exagerado.
17- Av. Desemb. Ignacio Guilhon, Palácio Antônio Lemos. Calçada abaixo do nível do asfalto.
18. Zona de Pedestre, Centro de Belém. Uma rápida proposta. Para
provocar mesmo. Ela suscita muitas dúvidas e atinge os mais diversos
interesses. Mas, precisa ser feita a discussão.
19-
Zona de Tráfego Limitado, Centro de Belém. No que toca à
discussão, semelhante à proposta das calçadas. É só um lançamento a ser
discutido em todos os aspectos que forem levantados. Uma coisa interessante, é
que para ter uma zona de tráfego limitado são necessários grandes
estacionamentos na periferia distante do centro da cidade. Pensemos em
estacionamentos no Jurunas, Umarizal, Sacramenta, Pedreira, Marco, uns três ou
mais, provavelmente verticais, onde quem venha de distâncias maiores possa
estacionar. E para alcançar o centro é necessária a existência de linhas de
ônibus circulares, de maneira que seja mais vantajoso deixar o carro no
estacionamento e tomar um ônibus, que deve estar sempre disponível, do que
procurar estacionamento nas ruas de Belém, com perda de tempo e tantos outros
contratempos.
Quem se encorajar e quiser mandar sugestões e críticas, por
favor:
josefframos@gmail.com
ESTE BLOG NASCEU PARA ESSE TIPO DE DISCUSSÃO.
¨* Dr. José Francisco Ramos é professor aposentado da UFPA, geólogo
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