quinta-feira, 28 de setembro de 2023

OBRIGADA, IPHAN


No inicio do ano, acordamos um dia com os antigos OLHÕES  da  CELPA, instalados num local da Praça do Carmo.  Desta vez tinha, porém, um aviso: dá choque...


Tinhamos conseguido, depois de muita luta, que a Celpa retirasse aqueles "olhões" da  área tombada da Cidade Velha.... como é que tinham voltado a tona?



 O IPHAN  foi informado, imediatamente. Os meses passaram e esta manhã,  qual não foi nossa surpresa: ALVISSARA, aqueles objetos indignos de uma área tombada tinham desaparecido do muro... Agora  ninguem corre o risco de bater a cabeça neles, nem de pegar choque.

Os chamados "olhões", porem, foram colocados no poste em frente a casa.  Não sabemos, portanto, se essa transferência, do muro para o poste, modifica ou não a poluição visual lamentada.

Esse tipo de poluição visual acontece pela grande quantidade de publicidade e formas de comunicação visual expressas em anúncios, placas, outdoors, além de fios elétricos, vandalismos, entre outros até autorizados  como os aparelhos de ar condicionado ou pinturas que nada tem a ver com nossa memoria histórica... 

Esse excesso é considerado prejudicial, principalmente tratando-se de área tombada, tanto em relação à condição estética das cidades,  quanto no desenvolvimento de desconforto e estresse na população... ao menos daquela parte mais atenta ao nosso patrimônio.


Nenhum comentário: