Naquela ocasião, chamamos os pré-candidatos a Prefeito para uma conversa sobre:
1 - Como proteger, defender e preservar o Patrimônio Cultural de Belém?
2 - Qual a sua proposta de políticas públicas para o centro histórico de Belém?
Aqui um resumo de tal ato: https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2012/06/o-nosso-exercicio-de-cidadania.html
A distancia de dez anos faremos outro, um pouco diferente, porém, mas sempre sobre nosso Patrimônio Histórico.
No próximo dia 14 de junho de 2022 a nossa nova experiência será feita em parceria com o Ministério Público Estadual e voltada aos gestores públicos locais. Trataremos da Importância da Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural da Cidade Velha.
Este COLÓQUIO CIDADÃO, terá como ponto de partida a “fala” de quem vive, segue ou estuda os problemas dessa área tombada, in loco.
Os palestrantes, todos, tem a ver com a Cidade Velha, porque são proprietários ou herdeiros, moradores ou especialistas em poluição sonora, calçadas, transito... Na verdade, todos os palestrantes conhecem os argumentos escolhidos, porque os vivem na pele.
A intenção, seja do Ministério Público ou da Civviva é ter uma troca de ideias com a administração pública: um exercício de cidadania. Há anos temos alguns problemas, cujas resoluções estão previstas em lei, porém persistem prejudicando o patrimônio público. Há outros, que podemos evitar... Enfim, é uma tentativa de salvaguardar, proteger e defender nossa memória histórica, tentando descobrir, aproveitar e usar os artigos das leis em vigor.
É um modo, inclusive, de promover o desenvolvimento fundado na valorização e no estimulo a participação da comunidade através de suas organizações representativas ... (Lei Orgânica do Municipio art. 108. II).
Para os estudantes, inclusive, é previsto um certificado de participação do evento.
3 comentários:
Me farei presente.
Parabéns por mais esta iniciativa. Semear é preciso, sempre.
Estaremos presentes.
Postar um comentário