Estamos atravessando um momento dificil, em todos os sentidos... e as leis que estão tentando modificar estes dias, nos confirmam que o problema é bem mais grave para a área tombada e seu entorno.
Não adiantou o tombamento pelo IPHAN, de parte do bairro da Cidade Velha e da Campina, para impor mais respeito ao nosso patrimônio histórico. O transito pela área em questão, foi completamente ignorado nesses anos que passaram desde o tombamento e, aos ônibus, caminhões e carretas, ainda vimos acrescentarem as vans que não respeitam nada nem ninguém... e agora ainda corremos o risco de um aumento muito mais significativo, caso permitam o aumento dos 'atacarejos' no entorno da área tombada.
Quem
governa e deve cuidar da cidade, além de nunca ter lembrado de
sinalizar as paradas de ônibus, também esqueceu de colocar uma placa indicando o inicio/fim da área
tombada e o que não se deveria fazer, dentro dela...buzinar, por exemplo, mas
também evitar os fogos de artificio barulhentos e a entrada de carretas... Grave, porém, foi a
determinação que próprio a travessa D. Bosco, pequena rua que passa em frente a
dois prédios históricos do século XVIII, ditos do Landi, fosse sede de
estacionamento para carga e descarga... sem alguma especificação sobre a tipologia dos meios de transporte que poderiam usar aquele espaço.
A trepidação provocada pelas carretas que variam, inclusive, de 14 a 30m de comprimento é sentida, também, pelos proprietários de todas as casas por onde elas passam... Siqueira Mendes e Dr. Assis, por exemplo, mas não somente.
Um dos prédios em situação mais perigosa, é o chamado PALÁCIO VELHO que, segundo o que lemos na Wikipedia, fonte mais rápida de informações, e...
De acordo com a Revista n°10, do Iphan, o Palácio Velho, em Belém, serviu como residência governamental e sede dos serviços dos executivos paraense em certa fase do período colonial. Até o ano de 1751, a Capitania do Pará foi dependência administrativa do Estado do Maranhão onde os governadores tinham residência fixa. Em Belém apenas um capitão-mor era residente. Frequentemente, quando havia interesses da região que exigiam a presença do governador, ele se deslocava de São Luis até Belém, ocupando casas alugadas denominadas de “casa do governador”. Diante a este deslocamento, resolveu-se edificar um palácio para os chefes de estado, começou então a ser erguido em 1676, com um custo de 7 mil cruzados. Em 1759 ele já estava danificado, ameaçando a desabar, então foi demolido. No mesmo lugar, a mando do governador Fernando da Costa de Ataíde, um novo palácio foi edificado sob planta traçada pelo arquiteto Landi, no estilo Clássico Italiano. Posteriormente, Cristóvão da Costa Freire decidira que a residência governamental deveria ser transformada em hospital para soldados. Berredo, sucessor de Cristóvão, sustara as obras para construir a sede do Bispado.
Ignorando toda essa história, as carretas que estacionam em frente a ele, passam, ainda, pela Casa Rosada e depois pelo Palacete Pinho, dois prédios que, também, fazem parte da nossa história... e que se não fosse o estado em que se encontram as calçadas, seriam muito mais visitados pelos raros turistas que se dignam a vir até aqui... e ainda querem liberaliza-las para os bares e restaurantes.
O que mostrar aos eventuais turistas usando as calçadas de liós , também tombadas, que se encontram em situação indigna. Muitas delas ocupadas com atividades de vários tipos...
Calçada Siqueira Mendes, a rua mais antiga de Belem
...
ou, dificultadas no seu uso, também, a causa de terem sido modificadas para que veículos
pudessem entrar nos porões que se transformaram em garagens.
Estamos falando de Centro Historico tombado seja pela Prefeitura que pelo IPHAN. No entanto, e também, para dificultar mais ainda o uso das calçadas, tivemos o aumento da altura do meio fio das ruas. Esse aumento do asfalto levou a agua da chuva a invadir as lojas e seus proprietários, para se defender, cobriram as pedras de lios criando ...degraus. Mais um problema para os pedestres, pois dificulta mais ainda quem se locomove com o uso de cadeiras de rodas ou muletas...
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