Exmo. Dr.
Duciomar Costa
M.D. Prefeito da Cidade de Belém do Grão Pará
Senhor Prefeito,
Em novembro de 2006, moradores, empresários estabelecidos e amigos do bairro, irmanados pelo consenso da necessidade de conter e reverter o processo de deterioração da Cidade Velha, uniram-se e decidiram fundar a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva). Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, apartidaria, tendo como propósito buscar melhorias para o bairro e bem-estar da comunidade.
Achamos que a união das pessoas é fundamental para o resgate da cidadania, viabilizando assim o convívio civilizado e uma vida mais prazerosa. Esta portanto foi a forma que encontramos de presentear o bairro cujas origens coincidem com a fundação da cidade em janeiro de 1616, numa tentativa de preservar suas qualidades e características históricas.
A CiVViva representa um desafio para seus associados pois também tem como propósito contribuir com a Alta Administração Pública Municipal identificando problemas, sugerindo soluções e apresentando novas idéias que possam ser implementadas com vistas a melhoria do bairro e da cidade.
Durante várias legislaturas o descaso dos administradores levou o bairro ao atual estado de deterioração e desordem. Se, neste momento, enumerássemos os problemas identificados e catalogados pela Associação Cidade Velha-Cidade Viva, todos os órgãos da Prefeitura seriam lembrados. A começar pela falta de segurança pública e os conseqüentes assaltos; buracos nos leitos das principais ruas; ruas com três sentidos de direção; bueiros abertos e/ou entupidos; os inúteis bloketes na Tamandaré; praças sendo usadas como oficinas mecânicas a céu aberto e/ou como campos de futebol; excesso de ônibus que sobrecarregam o tráfego da Rua na Dr. Assis deteriorando a rua em todo o seu trajeto, e por aí vai.
Somos todos de acordo que quanto mais se ignora o desrespeito das leis da convivência urbana, mais nos tornamos coniventes com as situações irregulares que, com o tempo, tornam-se hábitos e costumes, difíceis de serem combatidos e modificados. Por tudo isso, Senhor Prefeito, decidimos fundar a Associação Cidade Velha-Cidade Viva (CiVViva), para representar a comunidade do bairro, não apenas na reivindicação dos seus direitos de cidadãos mas também contribuir com a Administração Pública no sentido de defender esse Bairro, qual patrimônio histórico da Cidade de Belém.
A revitalização da Cidade Velha, com a melhora da qualidade de vida de seus moradores e freqüentadores, são metas a serem perseguidas pela Associação. Para que isto seja alcançado contamos com o apoio da Administração Municipal nas suas várias funções, para, em conjunto com a CiVViva, solucionarmos os problemas identificados. Em tal senso, anexamos a esta, uma relação dos principais problemas do bairro, discutidos durante as reuniões que antecederam sua Fundação. Esperamos resolver muitos deles durante o seu governo.
Nós amamos a Cidade Velha, como amamos Belém.
Respeitosamente
Dulce Rosa de Bacelar Rocque
Presidente ASSOCIAÇÃO CIDADE VELHA-CIDADE VIVA (CiVViva)
Endereço provisório: Tr. D. Bosco, 72 - Cidade Velha – Belém (PA)
RESPOSTA DO PREFEITO
Oficio n. 0469/2007 – GAB.PREF.
Belém, 29 de janeiro de 2007
Senhora Presidente,
Ao cumprimentá-la, acusamos o recebimento do expediente dessa Associação e informamos a V.Sa. que o mesmo foi devidamente encaminhado às Secretarias Municipais de Urbanismo, de Saneamento, de Meio Ambiente, à Fundação Cultural do Município de Belém, à Guarda Municipal de Belém, à Fundação Papa João XXIII e à Companhia de Transportes do Município de Belém, para análise e manifestação, a fim de subsidiar resposta deste Gabinete.
Atenciosamente
ELLEN MARGARETH SOUZA
Diretora Geral do Gabinete
AGRADECIMENTO AO PREFEITO
Oficio n. 08/07 Belém, 12 de março de 2007
Exmo Sr.
Dr. Duciomar Costa
M.D. Prefeito de Belém
Senhor Prefeito,
Relativo ao nosso oficio protocolado dia 25 de janeiro com n. 2007/001019400, viemos com a presente informar que, mesmo não tendo recebido a prometida resposta aos nossos quesitos (vide V. n. 0469/2007), vimos que providências, para alguns deles, foram tomadas.
Neste ultimo fim de semana (9 e 10/03), a Praça do Carmo e arredores receberam a eficaz visita da CTBel e de agentes de outros orgãos. Já na semana anterior tínhamos acompanhado e regojizado com as ações feitas nas Praças Felipe Patroni e D. Pedro II. Não somente nós, mas os motoristas de ônibus e de táxi, também.
Queremos, portanto, com a presente, agradecer tais louváveis medidas que vão ao encontro dos pleitos por nos solicitados. Aproveitamos a oportunidade para sugerir que tais ações se repitam outras vezes, pois hoje já vimos filas duplas de fronte do Tribunal.
Pensamos que um processo educativo seja necessário a fim de lembrar e também demonstrar aos cidadãos, que as leis não existem somente no papel e que devem ser respeitadas por todos.
Nós amamos a Cidade Velha como amamos Belém.
Respeitosamente
Dulce Rosa de Bacelar Rocque
(Presidente CiVViva)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário