quarta-feira, 17 de março de 2021

PAULO CHAVES POR PEDRO GALVÃO

 Recebi do amigo Anastacio Trindade ...

UM ARTIGO DO PEDRO GALVÃO SOBRE O PAULO CHAVES. 

ESTÁ COMIGO DESDE  2019

É O QUE PENSO:

Pare e pense

Poetas, seresteiros, namorados, correi. É chegada a hora de parar pra pensar.

Tomara que este apelo sensibilize os artistas, compositores, atores, dramaturgos,  pintores e ativistas culturais que estão à frente – ou atrás – do movimento que exige a cabeça do Secretário de Cultura, Paulo Chaves Fernandes. A tirar pelas declarações à imprensa e nas redes sociais, esse é o item número um da sua pauta de reivindicações.

É uma forma de peitar o Governador Simão Jatene. Isso é intransigência, irmãozinhos. Será que é a maneira mais inteligente de negociar com um governante que, nos tempos da Lunik 9 de Gilberto Gil, foi também compositor e seresteiro?

A participação e a ação política são desejáveis e necessárias. Delas nascem os avanços e as mudanças. E o mesmo poderá acontecer agora, se as interferências político-partidárias, as questiúnculas pessoais e os pequenos ódios provincianos não atrapalharem.

Quais os argumentos dos desafetos de Paulo Chaves? Dizem que ele está há vinte anos na Secult sem nunca democratizar o acesso à arte e à cultura. E que seus projetos são elitistas, excludentes, megalomaníacos, personalistas. Menos, pessoal. São 14 anos. Com uma interrupção  de quatro, sobre a qual nem é bom falar. E seus projetos, se me permitem a opinião, não são nem elitistas nem etc.  

Mas vamos por partes. Primeiro a cabeça, que é o que a turma está exigindo.

Deveriam ser sete. Porque sete são as cabeças que tocam a política cultural do governo do Estado: Alex Fiúza de Melo, Secretário de Promoção Social,  e, subordinados a ele, o Paulo, na Secult, Nilson Chaves , no Centur,  Ney Messias, na Secom, Adelaide Oliveira, na Funtelpa,  Dina Oliveira, na Fundação Curro Velho, Fábio Souza no IAP, Paulo José Campos de Melo na Fundação Carlos Gomes. O diacho é que a turma só quer a cabeça do Paulo. Então vamos lá.

Será elitista uma cabeça que, na Secult, editou 39 CDs de música popular paraense e 9 de música erudita, mas também paraense? Trabalhos de artistas como Verequete, Nego Nelson, Waldemar Henrique, o pessoal do Carimbó de Marapanim, Paulo André, Pardal, Waldemar Seresteiro, Lucinha Bastos e os chorões do Bar do Gilson, Mestre Catiá, Sebastião Tapajós,  Antonio Carlos Maranhão, Choro Paraense, Charme do Choro, Andréa Pinheiro e Galo Preto, Salomão Habib, o CD duplo Pontos de Santo, Altino Pimenta, Wilson Fonseca e muitos outros.  

Será excludente uma cabeça que realiza a Feira Panamazônica do Livro, levando milhares de pessoas todo ano ao Hangar, que também idealizou e construiu, colocando a população em contato com escritores e artistas, em shows e eventos? Que realizou Arrastões Culturais em Bragança, Paragominas e Soure? Que editou sessenta e tantos livros e álbuns importantes para a nossa cultura e a nossa história (como o lindo “Belém da Saudade”, a “História do Carnaval  Paraense”, do Alfredo Oliveira, livros sobre cordões de pássaros e sobre Dalcídio, Francisco Paulo Mendes e Benedito Nunes)?  

 Julgue você mesmo. Paulo realizou obras como a primeira grande restauração do Ver-o-Peso, criou a Feira do Açaí e abriu a ladeira do Castelo.  A restauração do mercado de São Braz. A reinvenção da Praça da República, em 1985, que ficou mais bonita do que jamais fora. Restaurou a Praça Batista Campos, o Largo de Palácio, o Largo da Sé com a Casa das Onze Janelas, a igreja de Santo Alexandre (mais bela do que nunca), o Museu de Arte Sacra e o Forte do Presépio. Pensou e construiu a Estação das Docas e o Mangal das Garças, hoje inseparáveis da vida da cidade. E quanto ao teatro? 1) Na Estação, construiu o Teatro Maria Sylvia Nunes, mais um anfiteatro e o Palco Móvel onde artistas se exibem todo dia. 2) Devolveu à cidade, restaurado, o Teatro Waldemar Henrique, que antes era agência bancária e de turismo. 3) Fez o Parque da Residência e nele construiu o teatrinho e a Estação Gasômetro. 4)  Realizou a minuciosa restauração do Theatro da Paz, com toda a sua destinação para óperas e concertos, mas também para teatro e outras artes cênicas.

Será que tudo isso é megalomania? Então, que venha mais!

Depois de Landi e Antonio Lemos, creio que ninguém fez tanto pelo patrimônio arquitetônico, urbano e cultural desta cidade. Não é estranho que seja justamente essa cabeça que o movimento quer? Querem a cabeça. Deveriam querer um corpus, um corpo de idéias e projetos que ajudem a tornar mais bonita, rica, generosa e criativa a nossa cena cultural.

E aí, nesse momento, tenho certeza de que Simão Jatene jamais se negará a pegar seu violão para atravessar a noite cantando e pensando, com toda essa turma talentosa, até o raiar do dia em que vamos caminhar abraçados. Como os irmãos devem caminhar.

                                                            XXXXXXXXXXXXXX

Pedro Galvão é publicitário e, de vez em quando, comete os seus poemas.









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