terça-feira, 7 de novembro de 2023

PALACETE FACIOLA: O LIVRO

 


Ontem, dia 06 de novembro, aconteceu a cerimônia de apresentação do livro, belíssimo, sobre o restauro do Palacete Faciola. Na ocasião foi feita uma homenagem, justíssima, a Renato Gimenes, funcionário da SECULT, falecido este ano. Hoje da nome a biblioteca do órgão.


Em 2008 tínhamos escrito algo sobre a  situação de abandono do palacete, mas um hacker resolveu cancelar tudo o que tínhamos escrito num dos nossos blogs, da sua fundação em 2008 até 2012, assim perdemos essa lembrança. Mais tarde porém, voltamos ao argumento, com fotos, apenas...

https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2013/03/palacete-faciola.html

Hoje, em vez trazemos o resultado do trabalho feito nesse prédio. Lendo sua história, descobrimos que seu construtor e primeiro proprietário...” em 1899 era o Coronel Bento José da Silva Santos...” (1) e após sua morte em 1908, a casa principal “... de numero 28  passa à propriedade do filho Bento José da Silva Santos Junior” (2).

Eram tres as casas que faziam parte  do Palacete. “Datam de 1916 as primeiras referências à chegada dos Faciola ao novo endereço na Avenda Nazaré – inicialmente. Antonio Faciola, o chefe da família, instalado no número 26. “ (3)


O livro além de contar a historia da familia e de seu palacete, c
onta  também detalhes da história da  cidade. As fotos antigas nos deleitam, uma atrás da outra, com reminiscências, fragmentadas,  de alguma coisa que já não existe mais.  As atuais, em vez, nos mostram, inclusive, o trabalho de restauro, como se desenvolveu.



Parabéns a todos aqueles que emprestaram sua capacidade intelectual, artística e funcional à conservação e salvaguarda dessa nossa memória histórica.

Trata-se de uma obra prima  que merece ser de conhecimento público. 

SÃO 300 PÁGINAS DE HISTÓRIA  QUE FAZEM PARTE, AGORA, DA NOSSA MEMÓRIA... SALVAGUARDADA.

Parabéns especiais a JussaraDerenji pela coordenação e organização.   

Notas do livro a: 1- pag. 19; 2 – pag 24; 3- pag. 26


Nenhum comentário: