segunda-feira, 9 de outubro de 2023

FOI PESADELO???

 

Quarta feira, devia estar dormindo e me aconteceu  isto: me vi chegando da rua, mudar de roupa e ir molhar as plantas do meu mini jardim. Um grupo de pessoas conversava na escadaria da praça e sinalizavam mangueiras e postes... Achei portanto que eram da Prefeitura e que tinham ideia de colocar lâmpadas na praça que andava tão escura.

Me convenci disso, pois o Cirio  era no fim da semana, e resolvi ir ter com eles e dar umas ideias a respeito... E fui, e quando cheguei la perguntei se eram da Prefeitura: Não, me responderam, somos do Auto do Cirio...AAAhhh, respondi eu: persone non grate, para nós...  Como? perguntou uma das mulheres do grupo. Com toda a trepidação que vocês provocam não respeitando os decibéis previstos nas leis... e a mulher: e tem uma lei que estabelece isso? e eu respondi:  Pois é, tem. So o nivel dessa resposta ja me deixou aflita.

Resolvi me apresentar, virei-me em direção da minha casa e mostrei o banner, que  fala de “luta a poluição” e disse que era a presidente da Civviva. Ela disse que era professora de teatro na França e que o reitor da UFPa, a tinha chamado para dirigir o Auto do Cirio, em substituição dos outros... anteriores.

Comecei a duvidar desse papo, mas ela continuou falando e disse que não ia ter musica este ano no Auto mas um coro de mãos batendo palmas e, virando-se para os outros, como se esperasse confirmação, disse que o reitor queria falar comigo para me agradecer... O resto do grupo, os homens, me olharam com desprezo e  aproveitaram para se afastarem, ficando somente a outra mulher, mais jovem, conosco.

Achei estranho essa história do reitor e das propostas que faria a ele a meu respeito, assim,  para mudar de assunto falei que por anos alguns dos membros/artistas, mudavam de roupa na minha casa e a moça mais jovem disse que se lembrava disso, que me conhecia daquela época.  A prof. de teatro falou então que isso não ia mais acontecer, que todos já chegariam prontos.

Tentei prosseguir dizendo que nos gostávamos do que faziam até o momento que começaram a mudar...  e ela me interrompe mais uma vez e diz: porque chegaram os trios elétricos, que eu nem me lembrava mais, e parei para pensar. Verdade, disse então, e aproveitei para falar da poluição e ela disse: não vai ter mais  trio elétrico.

De longe os homens a chamavam e ela continuou falando e concluiu dizendo que ia trazer o Reitor, de noite, para falar comigo...e foram embora.

Voltei pra casa e... me acordei com o barulho e os gritos histéricos que provinham de um trio elétrico... Era o ensaio do Auto do Círio que estava, realmente acontecendo...

Teria tido um pesadêlo?...  aquilo parecia coisa de doido, e nem tiveram ideia de  trocar ideias com a cidadania. Impunham o que queriam.  Pensam que todos são seus alunos...??? Dialogo com quem conta na área, a começar pela CIVVIVA, nem em sonho.

E teve trio elétrico, mesmo se não tão grande; teve musica e decibeis altissimos ...com paradas em frente as obras tombadas de Landi...

Depois soubemos através desta entrevista o quanto, pessoas da UFPa, ignoram as leis, os moradores e a Associação : 

"A professora Inês Ribeiro explica a mudança no trajeto deste ano “Voltamos para a Praça do Carmo, porque lá pediremos bênçãos à Nossa Senhora do Carmo. Foi um pedido dos artistas devotos. Além disso, muitas pessoas também sentiram falta do cortejo sair lá da praça do carmo. Então, resolvemos voltar às nossas origens”, detalha."

É desse modo que fazem a "revitalização do Centro Histórico de Beléma partir das festividades do Círio de Nazaré", e que foram  a base do nascimento do Auto do Cirio?

PS. Ver as origens ... como tudo nasceu... https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2023/10/revitalizacoes.html

...e como nada se desenvolveu democraticamente, depois desse encontro com uma pro reitoria da UFPa.

https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2019/09/encontro-civvivaufpa.html


Nenhum comentário: