...sobre
como é maltratado o nosso patrimônio.
Em 2012,
iniciamos o ano com dois fatos que chamaram a atenção da população, pois logo começamos a ouvir falar em “azulejos”
desaparecidos, painéis vandalizados. Não qualquer azulejo, mas aqueles que
faziam parte de casas históricas de Belém. Uma dessas casas hospedava o Bradesco no Largo da memória (Av. Nazaré com a rua Quintino
Bocaiúva); outra, aquela, abandonada, situada na praça Coaracy Nunes, mais
conhecida como praça Ferro de Engomar e de propriedade de um comerciante.
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2017/12/casa-ferro-de-engomar-e-necessidade-de.html
Oito anos se passaram e nada foi feito que tenhamos noticias... e vamos ao que fizeram em 2019 com o prédio tombado das 11 janelas.
- Esta associação
reclamou e pediu providências com relação a descaracterização do retro da Casa
das Onze Janelas a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da
Moralidade Administrativa.
https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2019/12/assim-nao-vale.html
Iniciamos este ano recebendo do MPE, em data 15/01/2020, cópia do DECLÍNIO DE ATRIBUIÇÃO do
expediente relativo a questão das 11
janelas “o qual será encaminhado para a Promotoria de Justiça de Meio Ambiente
e Urbanismo”. ... e o tempo vai
passando e o gestor ganhando dinheiro até quando chove, pois ali no puxadinho os urubu não vão poder criar goteiras.
- É noticia de hoje na internet que o Governador vai mandar reformar o Palacete Faciola, o mesmo que em 2008 fui convidada para falar na ceremônia que dava inicio ao seu restauro. Governava Ana Julia Carepa.
- É noticia de hoje na internet que o Governador vai mandar reformar o Palacete Faciola, o mesmo que em 2008 fui convidada para falar na ceremônia que dava inicio ao seu restauro. Governava Ana Julia Carepa.
Naquele periodo um nosso colaborador conseguiu fazer algumas fotos do interior de tal prédio. O estado de abandono era ja mais que evidente e a situação era penosa. Convem olhar essas fotos. Quem sabe o que sobrou.
https://laboratoriodemocraciaurbana.blogspot.com/2013/03/palacete-faciola.html.
Estes são tres exemplos claros de desinteresse, desatenção e superficialidade no tratamento do nosso patrimônio, mas temos outros. O Palacete Pinho e o Palacete Bolonha são casos que podemos acrescentar aos tres acima citados.
Temos prédios menos importantes que também chamam atenção pelas cores que estão usando, as quais nada tem a ver com a salvaguarda da nossa memória. As cores fortes permitidas em casas consideradas de pouca importancia ao lado de outras de grande valor como a Fábrica do Guaraná Soberano, são absurdos que saltam aos olhos, que nem todos vêem.
Nada feito contra a poluição sonora, nem contra o transito exagerado nas ruas onde esses prédios se encontram. Ajudados pelas chuvas e, mesmo acrescentando, como andam dizendo ultmamente até 'urubus' que arredam telhas, a situação em questão serve principalmente para alimentar bla-bla-bla que bem poucos resultados trazem, concretamente... e é uma pena.
Repetimos hoje o que, em 2012 ja denunciavamos .. https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2012/02/carta-aberta-sobre-nosso-patrimonio.html
...E DEPOIS EM 2016, sobre a sede da FUMBEL... https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2016/01/desgraca-pouca-e-bobagem.html
...E DEPOIS EM 2016, sobre a sede da FUMBEL... https://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com/2016/01/desgraca-pouca-e-bobagem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário