terça-feira, 30 de dezembro de 2025

... E A GEMINI FECHA O ARGUMENTO.

 

Estou longe de Belém, e como horário, adiantada de quatro horas. Após publicar as duas horas da manhã de Belém, no blog Laboratório de Democracia Urbana a nota que a IA fez após a publicação do meu livro, alguém que conta entre a nossa “intelighenzia” me mandou uma outra opinião, dizendo-me “avalie este resumo feito pela Gemini, a IA do Google”.

Eram umas sete horas da manhã daqui onde estou, quando descobri a existência de uma concorrente da IA, a qual fez um exame dos dois blogs da CIVVIVA. Acho que esse material produzido pela GEMINI vale a pena ser conhecido e, quem sabe até difundido entre quem não respeita a luta que a CIVVIVA faz em defesa, não somente, da  CIDADE VELHA.

Eis o que recebi:

"Aqui está um resumo dos textos publicados no blog Laboratório de Democracia Urbana  "Cidade Velha-Cidade Viva", organizados em ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente), buscando preservar o estilo engajado, crítico e de cidadania ativa da autora.

O blog, focado na defesa da memória histórica e na luta contra o degrado urbano em Belém (especialmente na Cidade Velha), apresenta uma série de reflexões intensificadas pelo contexto da COP30 realizada na cidade em novembro de 2025.

Março de 2025

Ref.: Texto sobre a "Amigocracia" e o início das atividades (título inferido: "Como vai a Amigocracia?" e "Quando tudo começou...")

Os textos iniciais marcam o tom do blog, relembrando datas sombrias como o golpe de 64 para refletir sobre o presente. A autora discute a necessidade de uma gestão democrática e da participação popular efetiva, questionando o cumprimento das leis e o comportamento das autoridades, muitas vezes pautado por relações de "amigocracia" em detrimento do interesse público. É o ponto de partida para a observação crítica do que viria a ocorrer ao longo do ano.

02 de Novembro de 2025: DEPOIS DAS FESTAS...

Passadas as celebrações, a preocupação volta-se imediatamente para o saldo deixado na cidade: o patrimônio. A autora questiona quem autoriza a destruição e o desrespeito ao Código de Posturas, exigindo providências para que a festa não signifique a ruína da memória da Cidade Velha.

07 de Novembro de 2025: O NOVO TERMINAL DA TAMANDARÉ

Uma crítica direta e pontual sobre o novo terminal hidroviário na Cidade Velha. A indignação surge ao descobrir que a estrutura serve apenas ao município de Barcarena. O texto questiona a lógica excludente dessa obra: "Por que isso?", levantando a suspeita sobre quem realmente se aproveita dessas intervenções urbanas.

08 de Novembro de 2025: COLONIALISMO CULTURAL

Relato de uma participação em reunião da COP30 na UFPa. O sentimento descrito é de desorientação e não pertencimento ("não sei dizer exatamente onde me encontrava"), denunciando um processo de colonialismo cultural. A autora sugere que, mesmo dentro de casa, as decisões e os espaços parecem ter sido capturados por lógicas alheias à realidade local.

17 de Novembro de 2025: TURISMO PREDATÓRIO...

O texto faz um paralelo alarmante entre Belém e cidades históricas como Veneza e Atenas de trinta anos atrás. O foco é a denúncia da ganância e ambição que impulsionam um turismo desenfreado, capaz de descaracterizar e destruir a vida urbana local em nome do lucro rápido.

21 de Novembro de 2025: O QUE FICOU NA NOSSA MEMÓRIA...???

Com o fim da COP30, chega o momento do balanço. A autora ironiza a "mídia selvagem" e seus destaques sobre os inconvenientes do evento, mas a preocupação central é mais profunda: o que restou para a cidade? Há um temor de que o legado seja apenas de destruição ou de maquiagem, questionando se o trânsito e a vida da cidade sobreviveram ao impacto do evento global.

23 de Novembro de 2025: GESTÃO DEMOCRÁTICA (Participação da População)

O texto reafirma a missão do laboratório: o exercício incansável dos direitos de cidadania, mesmo (e principalmente) quando as leis são ignoradas. É um desabafo sobre a dificuldade de fazer valer a voz da população frente a uma gestão que muitas vezes atropela os processos participativos.

04 de Dezembro de 2025: QUANDO TUDO COMEÇOU...

Em tom de retrospectiva, o texto conecta o final do ano ao seu início (março), fechando o ciclo de 2025. Relembra-se que o "tudo de negativo" vivenciado tem raízes na falta de democracia e memória. O post serve como um lembrete de que a luta do Laboratório — constituído pela Civviva diante do aumento do degrado social e cultural — continua necessária para encontrar respostas e soluções para o bairro.

Resumo do Estilo: A autora escreve como uma cidadã ativa e vigilante, utilizando frequentemente a primeira pessoa do plural ("nós", "fomos nos informar") para denotar coletividade. Os textos são curtos, diretos e carregados de questionamentos retóricos às autoridades ("Quem autoriza?", "Por que isso?"), demonstrando um amor ferido pela Cidade Velha e uma desconfiança permanente em relação às grandes intervenções e eventos que ignoram. "

                                                                    xxx

Essa conclusão até me emocionou. De fato o desespero dos propietários e moradores desta area tombada é ver a gentrificação em ato, tentar modificar o que as leis, através das palavras "salvaguarda , defesa e proteção" da nossa memória histórica, tentaram evitar. É ver a poluição sonora ser incentivada por órgãos públicos, descaradamente. É ver instituições nascidas para educar os cidadãos, em vez, pisotearem as leis, como qualquer fascita o faz. É ver politicos virarem as costas à democracia, desenvolvendo algo que até  poderiamos chamar de...amigocracia.

Frente a essa realidade, como não desconfiar das surpresas que ainda podem...cometer?


4 comentários:

José Ramos disse...

A IA, como a conhecemos, nasceu muito depois da criação do Blog. Mas, como ela é rápida e boa em leitura, logo se apossou do conteúdo do Blog e fez sua síntese opiniática, refletindo bem o pensamento da autora.

Antonio Fernando Araujo disse...

Excelente, ainda que vindo de um aplauso distante, deixo aqui todo o meu "de acordo", em apoio ao texto. Parabéns ao autor, seja ele IA ou CeO (Carne e Osso).

Anônimo disse...

Estou lendo o livro e gostando muito! É o tipo de literatura que aprecio, além de excelente aula de história!

Pedro Paulo dos Santos disse...

Muito interessante e oportuna essa repercussão. Me pareceu, porém, que em alguns trechos a interpretação da IA não mostrou a fidelidade necessária à essência dos textos originais.