Além da Pandemia, começaram em fevereiro deste ano alguns trabalhos no Centro Histórico de Belém. Vimos:
- tres praças, das mais antigas, serem rodeadas por tapumes;
- o reinicio da recuperação do Ver-o-peso. e
- a do Solar da Beira.
Alguns dessas obras tem origem no PAC DAS CIDADES HISTORICAS, alguns anos atras, os quais, princialmente por motivos burocraticos, ficaram parados e vieram a tona agora.
O VER-O-PESO vai ser o centro da nossa atenção neste momento. Vamos relembrar como era antes e, depois que 'nasceu', como, pouco a pouco foram mudando nossa memoria...
As barcas, com suas velas levaram mais tempo para serem substituidas e desaparecem da paisagem da doca do VEROPA a partir dos anos 80.
A praça do Relógio nasce nos anos 30 do século XX, na embocadura do alagado do Piri, anos depois de o terem aterrado e depois de derrubarem a Bolsa de Valores que ali existiu por pouco tempo.
O Mercado de Ferro, nasce depois de tempos de existencia do mercado da praia. Ele também foi várias vezes 'revisitado'.
O Boulevard Castilhos França, onde se desenvolveu, além do porto, a zona do mercado, nasce aos poucos. Nela tinhamos a praça dos Pescadores, e temos o Solar da Beira e o Mercado Bolonha, um em frente ao outro.
Estamos aguardando as inaugurações para revê-lo, junto com o Solar da Beira, lindo e limpo... recriando e colorindo, mais uma vez, nossa memória...
Nenhum comentário:
Postar um comentário