sexta-feira, 30 de junho de 2017

A PM nas ruas de Belém


Em fins de maio o Coronel Hilton Benigno tomou posse como Comandante Geral da Policia Militar do Pará. A Civviva teve o prazer de conhece-lo e trabalhar com ele a partir de 2008. De fato, apos uma reunião na sede da PM no bairro de Canudos, onde, entre outras coisas foi exposta a filosofia da Policia Comunitaria, iniciamos uma parceria...usando bicicletas. A “Segurança Cidadã, Responsabilidade Compartilhada” tinha inicio.

O Major Camarão foi o nosso contacto com Hilton Benigno, e com a ajuda de Costa Junior, Saraiva e outros, iniciava essa experiência. ( ver: http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2008/12/encontro-com-pm.html)

Em novembro, as “nossas bicicletas azuis, da cor da nossa esperança” estavam nas ruas, montadas por policias. Logo no primeiro dia um assalto na Dr. Assis demonstrou que a ideia ia dar certo. Tinhamos doze policiais a disposição que faziam turnos, rodando pela Cidade Velha. Nomes que ficaram na lembrança como: Valinoto, Garcia, Barra, Vicente e outros Soldados, Cabos, Tenentes, Capitães, Majores e Coroneis nos ajudaram nessa tarefa, Alguns bares se disponibilizaram a dar-lhes merenda. As 22 horas terminavam o turno que começava as 7h da manhã. Tinhamos reuniões mensais entre a PM e os membros da Civviva para avaliar os resultados e trocar opiniões.

Os anos passaram com bons resultados e um dia as nossas 'bicicletas azuis' foram aposentadas e substituidas com as novas, que o governo tinha disponibilizado. ( ver: http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2010/11/as-bicicletas-azuis-da-civviva.html).

Vários Comandantes passaram pelo 2. Batalhão, aquele que cuida da Cidade Velha entre outros vários bairros. Pouco a pouco começamos, porém,  a sentir saudades (http://civviva-cidadevelha-cidadeviva.blogspot.com.br/2010/08/aquelas-bicicletas-azuis.html ). A diponibilidade de policiais tinha diminuido e o resultado disso se via pelas ruas.

Hoje temos o prazer de ver o Coronel Hilton comandando a PM e sua primeira decisão foi colocar na rua o máximo possivel de seus quadros. Resultado dessa ação nos foi comunicada pelo  Major Luiz Otavio, atual Comandante  do 2. Batalhão que cuida da Cidade Velha, confirmando a sensação de segurança que começavamos a sentir. A redução dos indices de roubo na área da Aisp, no mes de junho resulta ter sido:
- Cidade Velha - 56%
- Reduto - 57%
- Campina - 36%

Sabemos que para obter esse resultado, outros setores de trabalho ficaram descobertos... mas com certeza esse problema também vai ser resolvido com concurso para novos policiais e assim  continuar a garantir a nossa segurança.

Parabenizamos  a ambos pelos resultados obtidos em tão pouco tempo. Todos os moradores e usuários da Cidade Velha, estão notando a diferença. ESSE COMEÇO DEMONSTRA QUE A DECISÃO FOI VÁLIDA E A CIDADANIA AGRADECE.

                                                 MUITO OBRIGADA.

2 comentários:

Nathan disse...

Parece até ficção mas que seja mantida esta vigilância...vamos ver quanto tempo dura!!

Anastácio Trindade disse...

Enquanto falta policiamento nas ruas, altas patentes da policia militar passeiam com subordinados pelos corredores do tribunal de contas do estado, quando não estão abrindo e fechando portas dos carros para conselheiros. O cara estuda numa academia para abrir porta de conselheiro é uma demonstração de decadência, prestígio, bajulação e ainda tem um que me olha de cara feia. Morro de medinho