sábado, 13 de setembro de 2014
Outras placas.... outras propostas.
A minha estadia na Sub Comissão 400 anos de Belém "educação, arte, cultura, historia e memória", não foi muito profícua. Aliás é como se a Cidade Velha não tivesse nenhum representante e os outros nem se lembrassem que é ela, na verdade, a aniversariante.
Uma sub-comissão com um nome tão pomposo, podia merecer propostas do tipo: acrescentar nas placas com nomes históricos de nossas ruas, o que fez aquela personalidade. Quem foi Dr. Malcher? e o Dr. Assis, e a Perdigão? O que aconteceu dia 16 de novembro? e la na 25 o que escrever???? Ou então lembrar os moradores da Cidade Velha que deram lustro, em algum modo, com placas indicando onde aquela pessoa morou ou trabalhou. Assim homenagearíamos a Dra. Betina Ferro, o escritor Hildefonso Guimarães, o De Campos Ribeiro, e por ai vai. Mas não foram aceitas, nenhuma das duas propostas. Relógios marcando as horas que faltam para a chegada do dia 12 de janeiro de 2016, em vez, sim. A contagem regressiva vai adicionar muito ao nosso conhecimento...
A proposta de acrescentar no curriculo das escolas municipais aulas sobre o Patrimônio Histórico e Ambiental também não foi considerada digna de atenção e, consequentemente, foi cancelada. Nossa juventude pode continuar a ignorar nossa historia e crescer sem se importar com o meio ambiente.
Porém, insisto: algumas placas são necessárias, visto os danos que o jogo de futebol na Praça do Carmo provoca aos bens alheios. Quem sabe conseguiremos educar esses jogadores obstinados em destruir 'patrimônios", como alias a desatenção de muitos ja o faz em outros sentidos.
Nem todos tem condições de viajar e assim descobrir que não são os únicos: eles também tem "correligionários", fora daqui, que, porém, a Prefeitura tenta educar. Por que não tentar aqui também? Ao menos na área tombada.
QUEREMOS SUGERIR A APOSIÇÃO DE PLACAS SIMILARES A ESSAS, ESTRANGEIRAS, NAS PRAÇAS USADAS COMO CAMPO DE FUTEBOL, independentemente dos 400 anos da Cidade Velha.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário