sexta-feira, 12 de agosto de 2022

BELEM 300 ANOS...

 

Recebi este "presente" do Dr. Clovis Carneiro. O autor é seu primo Guaracy de Brito Jr.e foi publicado há alguns anos em O Liberal. Para amenizar a jornada.

"BELÉM 300 ANOS

A festa de aniversário de Belém foi do arromba. Durou cem dias. Todos chegavam e cantavam para a moça parabéns para você a hora que queriam, quantas vezes quisessem. Ela não bebia por causa de religião, não fazia diferença, dançava, abraçava os convidados, dava gargalhada, dançava, com um vestido de concreto armado. Usava também uma pulseira de prata inspirada na rotatória do entroncamento. Fizeram um bolo imenso para a festa, estampado com o mapa da cidade tirado do Google. Dava para ver tudo da moça, as invasões, as estivas, o traçado alucinado das ruas. Crianças tentavam descobrir a própria casa, tira a mão da Cremação, alguém gritou. Molecada gostou mesmo foi da hora em que o engolidor de fogo veio acender a vela que era um canhão do Forte do Castelo, BUM!! O tirou errou a baía do Guajará e foi bater no Theatro da Paz.

Não sei se foi o forno, se foi a massa, o fato é que, minutos depois, o bolo de cem metros sentou. Mandaram trazer outro correndo, saíram de van clandestina, pegaram na casa da mãe do Fortunato, bolo decorado com uma parada de ônibus, tinha doido e tudo, sentado, era a vela. Belém olhou para aquilo, balançou a pulseira de estilo caótico e, na frente de todo mundo, envelheceu 300 anos. Palmas para ela! Deste momento em diante, as horas voaram como balões. Teve distribuição de DVD pirata de tecnobrega, foguetório com assalto relâmpago, discurso de político na língua do P, desfile da aniversariante que mostrou todo seu charme e beleza andando sobre um tapete de entulhos sortidos, presentes da população. Mesmo bem-vestida e com o convite nas mãos, a tristeza foi impedida de entrar na festa. No jornal, tem uma foto de Belém alegre como um paneiro ao vento.

Você pode dizer, não é uma pessoa séria este cronista, gracinhas numa hora dessas. "


kkkkkk, OBRIGADA...ainda tem muita parecência com a atualidade.

Nenhum comentário: